AÇÕES ESTRATÉGICAS DE INTERVENÇÃO (TEIP4)
O Glossário “AÇÕES ESTRATÉGICA DE INTERVENÇÃO EM DESENVOLVIMENTO - (AEI)” é o espaço onde é possível consultar as AEI Educativas implementadas no Agrupamento e no âmbito do TEIP4. Assim, poderá conhecer o "PLANO DE AÇÃO TEIP4" com: a AEI1 "APRENDEMOS JUNTOS (PAC7)", a AEI2 “APRENDER MATEMÁTICA / APRENDER PORTUGUÊS”, a AEI3 “CIENCIALIZA-TE - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS” e a AEI4 “A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA”.
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODOS
Ordenação atual Nome ascendente Ordenar por: Apelido | Nome
A. PLANO DE AÇÃO | ||
---|---|---|
PLANO DE AÇÃO (TEIP4) Ações Estratégicas de Intervenção (AEI) As escolas que integram o TEIP4 definem, em parceria com a respetiva autarquia, um Plano de Ação com um horizonte de três anos letivos composto por um conjunto diversificado de medidas e ações estratégicas de intervenção na escola e na comunidade, em torno dos seguintes eixos: a) Ensino e Aprendizagem; b) Lideranças; c) Comunidade.
![]() A escola, em articulação com a autarquia, deve monitorizar e avaliar o Plano de Ação, propondo a reformulação das ações estratégicas quando tal se revele necessário.
Consultar documento na integra | ||
B. APRENDEMOS JUNTOS (PLANEAMENTO) | ||
---|---|---|
APRENDEMOS JUNTOS (PLANEAMENTO) Ação Estratégica de Intervenção (AEI1) Áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular A medida que agora se apresenta desafia todos a continuar um trabalho conjunto iniciado há alguns anos que, tendo sido difícil, tem sido reconhecido pela sua qualidade e excelência. A AEI1 permite-nos continuar a experimentar novas metodologias e práticas, pois dá-nos a possibilidade de aprofundar a autonomia nesta matéria.
A grande novidade será a autonomia dada à escola para decidir sobre a fusão de disciplinas, realização de semanas temáticas, projetos interdisciplinares ou disciplinas semestrais. A flexibilização curricular é uma redefinição das aprendizagens essenciais.
![]() A medida contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas do Processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular / Plano de Ação TEIP do Agrupamento. Assim, promove-se esta medida nas disciplinas de: Português, Estudo do Meio e Educação Artística (2.º Ano); Português, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Educação Visual (5.º Ano); Português, Geografia, Ciências Naturais e Educação Visual (7.º Ano) com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
Consultar documento na integra | ||
C. APRENDER MATEMÁTICA (PLANEAMENTO) | ||
---|---|---|
AUTONOMIA CURRICULAR APRENDER MATEMÁTICA - @TREVE-TE (PLANEAMENTO) Ação Estratégica de Intervenção (AEI2M) “Aprender Matemática (@treve-te)”, surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento “A implementação de estratégias concertadas entre os diferentes órgãos e estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados dos alunos” e do projeto “Aprender Matemática”.
Esta medida tem como objetivo reformular e inovar estratégias que possibilitem aos docentes de Matemática do Agrupamento a melhoria do ensino prestado dentro e fora das salas de aula, sendo criado um elo de ligação entre a escola, a família e os parceiros da comunidade local.
Os docentes do Departamento de Matemática e Ciências Físicas e Naturais consideram que é importante continuar a promover estratégias de ensino e de aprendizagem, capazes de assegurar uma melhoria dos desempenhos dos alunos que evidenciam maiores dificuldades de aprendizagem, não esquecendo o apoio e o incentivo aos alunos que revelam bons desempenhos.
![]() A medida contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do Plano de Ação TEIP do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Matemática, com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
Consultar documento na integra | ||
D. APRENDER PORTUGUÊS (PLANEAMENTO) | ||
---|---|---|
AUTONOMIA CURRICULAR APRENDER PORTUGUÊS - @TREVE-TE (PLANEAMENTO) Ação Estratégica de Intervenção (AEI2P) “Aprender Português (@treve-te)”, surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento “A implementação de estratégias concertadas entre os diferentes órgãos e estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados dos alunos” e da ação “Aprender Português”.
Esta ação tem como objetivo reformular e inovar estratégias que possibilitem aos docentes de Português do Agrupamento a melhoria do ensino prestado dentro e fora das salas de aula, sendo criado um elo de ligação entre a escola, a família e os parceiros da comunidade local.
Os docentes do Departamento de Línguas e Ciências Sociais e Humanas consideram que é importante continuar a promover estratégias de ensino e de aprendizagem, capazes de assegurar uma melhoria dos desempenhos dos alunos que evidenciam maiores dificuldades de aprendizagem, não esquecendo o apoio e o incentivo aos alunos que revelam bons desempenhos.
![]() A medida contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação TEIP do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Português.
Consultar documento na integra | ||
F. A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA (PLANEAMENTO) | ||
---|---|---|
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA (PLANEAMENTO)
Ação Estratégica de Intervenção (AEI4)
No Agrupamento de Escolas de Fronteira, a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, será abordada tendo em consideração os seguintes pressupostos comuns, não obstante a existência de diversos ciclos de ensino:
Essencialmente a abordagem da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento terá como objetivos:
Na prossecução desses objetivos presume-se a possibilidade de criação de uma nova atitude face à escola, consubstanciada em modos diferentes de ser e estar que proporcionarão a formação de uma atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual, direitos humanos), bem como beneficiará o relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo) e o relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos).
![]() O processo contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas da Educação para a Cidadania do Agrupamento.
Consultar documento na integra
| ||
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA - Largo da Estação / 7460-103 Fronteira - Telefone: 245600130 / Telemóvel 1: 964386551 / Telemóvel 2: 96438656