PROJETO EDUCATIVO

by João Polido - Sunday, 7 March 2021, 1:18 PM
 

PROJETO EDUCATIVO

O sentido de um Projeto Educativo é ser inequivocamente uma referência, firme e simultaneamente aberta, a um caminhar em conjunto na procura de uma Escola de qualidade, que compreenda a formação integral e integradora dos seus alunos e seja reflexo do “tempo” e de “tempos”.

O Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Fronteira alicerça-se na convicção de que o seu território pedagógico é devedor de um “passado” e de uma “circunstância”. A sua constituição será, pois, uma bússola com orientações a exigirem respostas, aproximativas e nunca absolutas, às necessidades do seu contexto, quer particular, quer geral, que o sustenta e desafia.
 
PE
 
Este Projeto Educativo apresenta-se como um instrumento fundamental de suporte e planeamento escolar. Através dele poder-se-á obter uma melhor caracterização do Agrupamento, reconhecer a sua memória, identificar problemas e necessidades, nomeadamente ao nível das áreas curriculares, da gestão dos espaços, adiantar estratégias globais e, sobretudo, ser um indicador por excelência dos grandes objetivos da sua comunidade educativa. Deste modo, este Projeto Educativo pretende constituir-se como um documento fundamental da política educativa do Agrupamento, enquadrada nas políticas nacionais de educação, ser um instrumento de participação de toda a comunidade educativa e, ao mesmo tempo, de autonomia e garante da identidade desta instituição escolar.
 
O Projeto Educativo 2017-2021 atualiza o anterior e, na sua elaboração, foram tidos em conta a Lei de Bases do Sistema Educativo, o Decreto-Lei nº137/2012 e os documentos que a seguir se mencionam: Projeto Educativo 2013-2017, Projetos de Intervenção, do Diretor do Agrupamento 2013-2017 e 2017-2021, Regulamento Interno, Relatório da IGE 2014-15, Relatório do Observatório Pedagógico Interno 2014-15 (trabalho desenvolvido em sala de aula), Plano de Ação Estratégica 2016-2020, Planeamentos Estratégicos 2016-2018 e 2018-2019, Relatório do Observatório PAFC 2018-2019, Relatórios da Biblioteca Escolar 2016-17, 2017-2018 e 2019-2020, Plano Anual de Atividades 2017-2019 e Relatórios da Equipa de Monitorização da Equipa de Autoavaliação 2017-2018 e 2018-2019.
 
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