Menu Complementar

O MENU COMPLEMENTAR é o espaço destinado à Comunidade Educativa, onde é possível consultar os Documentos Estruturantes e ainda, os Projetos / Medidas em Desenvolvimento no Agrupamento de Escolas de Fronteira.

Notícias gerais e anúncios

PROGRAMA ESCOLA DIGITAL

by João Polido -
AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
PROJETO "ESCOLA DIGITAL"
 
Para cumprimento do Programa do XXII Governo Constitucional, e com vista a alcançar a meta da “Universalização da Escola Digital”, o Ministério da Educação implementará, a partir do corrente ano letivo, medidas que permitirão incrementar esta estratégia, faseadamente.
 
O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.
 
A nível infraestrutural, as escolas públicas serão dotadas de computadores, conetividade e licenças de software, que começam a chegar às escolas públicas de forma progressiva.
Num primeiro momento será dada particular atenção aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar, iniciando-se com os alunos do escalão A e B que frequentam o ensino básico, priorizando aqueles que não têm acesso a equipamentos eletrónicos em casa.
 
A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) é a entidade responsável pelo fornecimento dos equipamentos ao Agrupamentos de Escolas de Fronteira (AEF) que, por sua vez, ficam encarregues de ceder aos alunos o direito de utilização temporária e gratuita de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, no âmbito da execução da medida «Universalização da Escola Digital», na qualidade de comodatários.
 
Este processo requer a entrega do equipamento na sede do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Escola Básica Frei Manuel Cardoso), a assinatura de um Acordo de Cooperação sobre a utilização de equipamentos informáticos, entre os respetivos AE/ENA e a SGEC, bem como a assinatura de um Auto de Entrega pelo Encarregado de Educação do aluno a quem for cedido o kit.
 
Cada kit é composto por um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM, que garante a conetividade a partir de qualquer ponto do país (pressupondo uma utilização responsável de dados móveis). Foram definidos três tipos de computador: 1) 1º ciclo do ensino básico; 2) 2º e 3º ciclos do ensino básico; e 3) ensino secundário. Os tipos de equipamentos foram ajustados às necessidades de utilização expectável de cada nível educativo em contexto de aprendizagem.
 
O Agrupamento de Escolas de Fronteira solicita a devolução de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, nas seguintes situações:
    1. Quando os alunos tenham completado o ciclo ou nível de ensino a que se destinam os equipamentos a fornecer ou a escolaridade obrigatória;
    2. Nas situações de transferências de alunos para outro AE/EnA distinto do 2.º outorgante;
    3. Em caso de aplicação de medidas disciplinares sancionatórias aos alunos que determinem a «transferência de escola» ou a «expulsão da escola».
Nos casos previstos no número anterior, a devolução dos equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos pelo EE ou pelo aluno deve ocorrer através da entrega dos mesmos nas instalações da sede do AE/EnA no prazo máximo de uma semana, após a verificação dos factos aí descritos.
 
O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se a zelar pela conservação dos bens e equipamentos que lhe são cedidos por comodato (empréstimo), devendo restituí-los no fim do período indicado nos pontos anteriores nas condições que resultam de um uso responsável e prudente, sob pena do acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos.
 
O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se, ainda, a suportar todas as despesas devidas pela recuperação dos bens ou equipamentos sempre que os danos advenham de mau uso ou negligência na sua conservação.
 

FORNECIMENTO DO LEITE ESCOLAR AOS ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR E DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

by João Polido -
Aos Encarregados de Educação
Fornecimento do leite escolar aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
 
Para fornecimento do leite escolar aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico (consumido fora do ambiente escolar), informamos os Encarregados de Educação que procederemos à distribuição do mesmo sob a forma de cabaz. Assim, poderão os interessados solicitar o levantamento do referido leite escolar junto dos Serviços Administrativos. Para isso, deverão contactar os referidos serviços através do número de telefone 245660130.
 
Com os melhores cumprimentos
João Polido
Older topics...

Available courses

Espaço reservado aos Membros da Equipa da Direção do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado aos Membros do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado aos Coordenadores de Departamento do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado ao Coordenador dos Diretores de Turma do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado ao Coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado ao Coordenador da Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado ao Coordenador da Cidadania e Desenvolvimento do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado ao Coordenador das Atividades de Complemento Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado ao Professor Bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado ao Coordenador da Supervisão Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado ao Coordenador da Equipa de Autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado aos Membros da Equipa do Domínio de Autonomia Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado aos Membros da Equipa do Domínio de Autonomia Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado aos Membros do Projeto de Ciências Experimentais do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado aos Membros do Projeto de Apoio ao Estudo do Agrupamento de Escolas de Fronteira

Espaço reservado aos Membros do Projeto de Expressão Artística do Agrupamento de Escolas de Fronteira

O ESPAÇO ALUNO E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO é o sítio destinado aos alunos, pais e encarregados de educação da Instituição, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderá consulta Turmas, Horários Escolares, Planificações Anuais, Critérios de Avaliação e ainda, colocar Dúvidas e Sugestões.

O ESPAÇO PROFESSOR é o sítio destinado aos alunos, pais e encarregados de educação da Instituição, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderá consulta Turmas, Horários Escolares, Planificações Anuais, Critérios de Avaliação e ainda, colocar Dúvidas e Sugestões.

O ESPAÇO PESSOAL NÃO DOCENTE é o sítio destinado aos funcionários e comunidade educativa, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderão ainda, colocar Dúvidas e Sugestões.

É objetivo da equipa de avaliação interna incrementar uma cultura de autoavaliação no agrupamento de escolas, que dê informação de suporte aos diferentes órgãos na definição das políticas e práticas educativas deste agrupamento, visando a melhoria do seu funcionamento e o grau de concretização das metas do projeto educativo.
A prossecução do objetivo referido no ponto anterior desenvolve-se numa base consultiva e cooperativa sustentada num grupo de focagem, representativo da comunidade educativa, que tem a função de definir as linhas de ação inerentes ao desenvolvimento do sistema de autoavaliação.

Espaço Biblioteca Escolar