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A

João Polido

A. PLANO DE AÇÃO

por João Polido - segunda-feira, 19 de agosto de 2024 às 13:37
 

PLANO DE AÇÃO (TEIP4)

Ações Estratégicas de Intervenção (AEI)

As escolas que integram o TEIP4 definem, em parceria com a respetiva autarquia, um Plano de Ação com um horizonte de três anos letivos composto por um conjunto diversificado de medidas e ações estratégicas de intervenção na escola e na comunidade, em torno dos seguintes eixos: a) Ensino e Aprendizagem; b) Lideranças; c) Comunidade.
 
 
A escola, em articulação com a autarquia, deve monitorizar e avaliar o Plano de Ação, propondo a reformulação das ações estratégicas quando tal se revele necessário.
 
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B

João Polido

B. APRENDEMOS JUNTOS (PLANEAMENTO)

por João Polido - segunda-feira, 7 de outubro de 2024 às 10:07
 

APRENDEMOS JUNTOS (PLANEAMENTO)

Ação Estratégica de Intervenção (AEI1)

Áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular

A medida que agora se apresenta desafia todos a continuar um trabalho conjunto iniciado há alguns anos que, tendo sido difícil, tem sido reconhecido pela sua qualidade e excelência. A AEI1 permite-nos continuar a experimentar novas metodologias e práticas, pois dá-nos a possibilidade de aprofundar a autonomia nesta matéria.
 
A grande novidade será a autonomia dada à escola para decidir sobre a fusão de disciplinas, realização de semanas temáticas, projetos interdisciplinares ou disciplinas semestrais. A flexibilização curricular é uma redefinição das aprendizagens essenciais.
AEi1
 
A medida contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas do Processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular / Plano de Ação TEIP do Agrupamento. Assim, promove-se esta medida nas disciplinas de: Português, Estudo do Meio e Educação Artística (2.º Ano); Português, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Educação Visual (5.º Ano); Português, Geografia, Ciências Naturais e Educação Visual (7.º Ano) com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
 
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C

João Polido

C. APRENDER MATEMÁTICA (PLANEAMENTO)

por João Polido - domingo, 6 de outubro de 2024 às 12:19
 

AUTONOMIA CURRICULAR

APRENDER MATEMÁTICA - @TREVE-TE (PLANEAMENTO)

Ação Estratégica de Intervenção (AEI2M)

“Aprender Matemática (@treve-te)”, surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento “A implementação de estratégias concertadas entre os diferentes órgãos e estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados dos alunos” e do projeto “Aprender Matemática”.
Esta medida tem como objetivo reformular e inovar estratégias que possibilitem aos docentes de Matemática do Agrupamento a melhoria do ensino prestado dentro e fora das salas de aula, sendo criado um elo de ligação entre a escola, a família e os parceiros da comunidade local. 
 
Os docentes do Departamento de Matemática e Ciências Físicas e Naturais consideram que é importante continuar a promover estratégias de ensino e de aprendizagem, capazes de assegurar uma melhoria dos desempenhos dos alunos que evidenciam maiores dificuldades de aprendizagem, não esquecendo o apoio e o incentivo aos alunos que revelam bons desempenhos.
 
AEi2
 
A medida contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do Plano de Ação TEIP do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Matemática, com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
 
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D

João Polido

D. APRENDER PORTUGUÊS (PLANEAMENTO)

por João Polido - domingo, 6 de outubro de 2024 às 12:21
 

AUTONOMIA CURRICULAR

APRENDER PORTUGUÊS - @TREVE-TE (PLANEAMENTO)

Ação Estratégica de Intervenção (AEI2P)

“Aprender Português (@treve-te)”, surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento “A implementação de estratégias concertadas entre os diferentes órgãos e estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados dos alunos” e da ação “Aprender Português”.
Esta ação tem como objetivo reformular e inovar estratégias que possibilitem aos docentes de Português do Agrupamento a melhoria do ensino prestado dentro e fora das salas de aula, sendo criado um elo de ligação entre a escola, a família e os parceiros da comunidade local. 
 
Os docentes do Departamento de Línguas e Ciências Sociais e Humanas consideram que é importante continuar a promover estratégias de ensino e de aprendizagem, capazes de assegurar uma melhoria dos desempenhos dos alunos que evidenciam maiores dificuldades de aprendizagem, não esquecendo o apoio e o incentivo aos alunos que revelam bons desempenhos.
 
AEi2
 
A medida contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação TEIP do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Português.
 
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E

Administrador Sistema

E. CIENCIALIZA-TE (PLANEAMENTO)

por Administrador Sistema - domingo, 6 de outubro de 2024 às 12:56
 
1.º Ciclo do Ensino Básico
CIENCIALIZA-TE - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS (PLANEAMENTO)
Ação Estratégica de Intervenção (AEI3)
 
A ação “Ciencializa-te” surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento onde vem referido que “uma das áreas onde o Agrupamento deve incidir prioritariamente os seus esforços para a melhoria é a utilização regular de metodologias de ensino ativas e experimentais, como ferramenta de aprendizagem”.
 
Este projeto pretende ir ao encontro, também, às finalidades do Projeto Educativo, tais como:
    • Promover a motivação e o sucesso escolar em todos os níveis de ensino;
    • Promover entre a escola sede e o respetivo polo um espírito de agrupamento;
    • Estimular a articulação intra e interciclos.

Pretende-se igualmente, criar novos hábitos de estudo e motivação no conjunto dos alunos, nomeadamente através da:

    • Criação de métodos de trabalho rigorosos e cooperativos;
    • Explicação científica de fenómenos naturais (dissolução, flutuação combustão e propriedades dos materiais…
    • Recolha, organização, tratamento e representação de dados das experiências realizadas;
    • Diversificação de atividades de acordo com os vários conteúdos programáticos.

A promoção de atividades experimentais com base nas orientações do Currículo Nacional do Ensino Básico, que apontam para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem relacionadas com várias temáticas será uma prioridade de modo a contribuir para uma educação global dos alunos.

Inicialmente abrangerá os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, reforçando a articulação entre ciclos e no futuro poderá alargar-se a outros ciclos de ensino.

 
AEI3
 
A Ação contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Estudo do Meio, com a colaboração das Ciências Naturais (2.º / 3.º Ciclo).
 
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F

João Polido

F. A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA (PLANEAMENTO)

por João Polido - sexta-feira, 4 de outubro de 2024 às 15:52
 
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA (PLANEAMENTO)
Ação Estratégica de Intervenção (AEI4)
 
No Agrupamento de Escolas de Fronteira, a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, será abordada tendo em consideração os seguintes pressupostos comuns, não obstante a existência de diversos ciclos de ensino:
    • Decorre de práticas sustentadas no tempo e não de meras intervenções pontuais.
    • Está integrada no currículo, nas atividades letivas e não-letivas, nas práticas diárias da vida escolar e sua articulação com a comunidade.
    • Assenta em práticas educativas que promovem a inclusão.
    • Apoia-se no desenvolvimento profissional contínuo dos e das docentes.
    • Envolve alunos e alunas em metodologias ativas e oferece oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
    • Está integrada nas políticas e práticas da escola democrática envolvendo toda a comunidade escolar.
    • Promove o bem-estar e a saúde individual e coletiva.
    • Envolve o trabalho em parceria com as famílias e as comunidades.
    • Está alinhada com as especificidades de alunos e as prioridades da comunidade educativa.
    • Apoia-se na monitorização e avaliação de forma a garantir efetividade e participação.
Essencialmente a abordagem da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento terá como objetivos:
    • Desenvolver competências pessoais e sociais.
    • Promover pensamento crítico.
    • Desenvolver competências de participação ativa.
    • Desenvolver conhecimentos em áreas não formais.
Na prossecução desses objetivos presume-se a possibilidade de criação de uma nova atitude face à escola, consubstanciada em modos diferentes de ser e estar que proporcionarão a formação de uma atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual, direitos humanos), bem como beneficiará o relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo) e o relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos).
 
AEi4
 
O processo contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas da Educação para a Cidadania do Agrupamento.
 
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