PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO
O Glossário “PLANOS / MEDIDAS EM DESENVOLVIMENTO” é o espaço onde é possível consultar os Planos / Medidas Educativas implementadas no Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o Plano / Medida "APRENDEMOS JUNTOS (PAC7)", o Plano / Medida “APRENDER MATEMÁTICA”, o Plano / Medida “APRENDER PORTUGUÊS”, o Plano / Medida “CIENCIALIZA-TE - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS” e o Plano / Medida “A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA”.
Consulte o glossário usando este índice
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODOS
A |
---|
B |
---|
B. APRENDER MATEMÁTICA | ||
---|---|---|
AUTONOMIA CURRICULAR APRENDER MATEMÁTICA (@TREVE-TE) “Aprender Matemática (@treve-te)”, surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC 2014) “A implementação de estratégias concertadas entre os diferentes órgãos e estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados dos alunos” e do projeto “Aprender Matemática”.
Esta medida tem como objetivo reformular e inovar estratégias que possibilitem aos docentes de Matemática do Agrupamento a melhoria do ensino prestado dentro e fora das salas de aula, sendo criado um elo de ligação entre a escola, a família e os parceiros da comunidade local.
Os docentes do Departamento de Matemática e Ciências Físicas e Naturais consideram que é importante continuar a promover estratégias de ensino e de aprendizagem, capazes de assegurar uma melhoria dos desempenhos dos alunos que evidenciam maiores dificuldades de aprendizagem, não esquecendo o apoio e o incentivo aos alunos que revelam bons desempenhos.
![]() A medida contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Matemática, com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
Consultar documento na integra | ||
C |
---|
C. APRENDER PORTUGUÊS | ||
---|---|---|
AUTONOMIA CURRICULAR APRENDER PORTUGUÊS (@TREVE-TE) “Aprender Português (@treve-te)”, surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC 2014) “A implementação de estratégias concertadas entre os diferentes órgãos e estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados dos alunos” e do projeto “Aprender Português”.
Esta medida tem como objetivo reformular e inovar estratégias que possibilitem aos docentes de Português do Agrupamento a melhoria do ensino prestado dentro e fora das salas de aula, sendo criado um elo de ligação entre a escola, a família e os parceiros da comunidade local.
Os docentes do Departamento de Línguas e Ciências Sociais e Humanas consideram que é importante continuar a promover estratégias de ensino e de aprendizagem, capazes de assegurar uma melhoria dos desempenhos dos alunos que evidenciam maiores dificuldades de aprendizagem, não esquecendo o apoio e o incentivo aos alunos que revelam bons desempenhos.
![]() A medida contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Português.
Consultar documento na integra | ||
D |
---|
D. CIENCIALIZA-TE | ||
---|---|---|
CIENCIALIZA-TE - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
1.º ciclo do ensino básico
A medida “Ciencializa-te” surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC 2014) onde vem referido que “uma das áreas onde o Agrupamento deve incidir prioritariamente os seus esforços para a melhoria é a utilização regular de metodologias de ensino ativas e experimentais, como ferramenta de aprendizagem”.
Este projeto pretende ir ao encontro, também, às finalidades do Projeto Educativo, tais como:
Pretende-se igualmente, criar novos hábitos de estudo e motivação no conjunto dos alunos, nomeadamente através da:
A promoção de atividades experimentais com base nas orientações do Currículo Nacional do Ensino Básico (2001), que apontam para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem relacionadas com várias temáticas será uma prioridade de modo a contribuir para uma educação global dos alunos.
Inicialmente abrangerá os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, reforçando a articulação entre ciclos e no futuro poderá alargar-se a outros ciclos de ensino.
![]() A medida contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Estudo do Meio, com a colaboração das Ciências Naturais (2.º / 3.º Ciclo).
Consultar documento na integra | ||
E |
---|
E. A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA | ||
---|---|---|
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA
No Agrupamento de Escolas de Fronteira, a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, será abordada tendo em consideração os seguintes pressupostos comuns, não obstante a existência de diversos ciclos de ensino:
Essencialmente a abordagem da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento terá como objetivos:
Na prossecução desses objetivos presume-se a possibilidade de criação de uma nova atitude face à escola, consubstanciada em modos diferentes de ser e estar que proporcionarão a formação de uma atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual, direitos humanos), bem como beneficiará o relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo) e o relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos).
![]() O processo contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas da Educação para a Cidadania do Agrupamento.
Consultar documento na integra
| ||
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA
Largo da Estação / 7460-103 Fronteira
Telefone: 245600130 / Telemóvel 1: 964386551 / Telemóvel 2: 964386560