• Documentos Estruturantes

      O Glossário “DOCUMENTOS ESTRUTURANTES” é o espaço onde é possível consultar os documentos elementares / complementares na autonomia do Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o PROJETO EDUCATIVO, o REGULAMENTO INTERNO e o Relatório referente à “AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS - IGEC”.

    • PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

      O Glossário “PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO” é o espaço onde é possível consultar os Projetos / Medidas Educativas implementadas no Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o Projeto / Medida  "APRENDEMOS JUNTOS (DAC 7)"; o Projeto / Medida  “CONSOLIDAR A MUDANÇA... APRENDER MATEMÁTICA (DAC M)”, o Projeto / Medida “CIENCIALIZA-TE III - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS”, o Projeto / Medida “EU GOSTO DE ESTUDAR…” e o Projeto / Medida “A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA III”.

    • PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

      No Glossário "AVALIAÇÃO INTERNA" os resultados escolares apresentados são um ponto de partida para uma reflexão e análise do trabalho desenvolvido, visando compilar e sistematizar os dados disponíveis nos diferentes ciclos de ensino, bem como estabelecer comparações com os dados recolhidos em anos letivos transatos.

    • SVP

      O Glossário "SUPERVISÃO PEDAGÓGICA" apresenta esta medida numa perspetiva de escola, enquanto comunidade aprendente, visa o acompanhamento, a dinamização e desenvolvimento qualitativo da escola e de todos os que nela trabalham, através da interação de aprendizagens individuais e coletivas, permitindo criar espaços e oportunidades para a construção do conhecimento e partilha de experiências.
      Nesta base pretende-se que cada docente partilhe boas práticas e realize reuniões de reflexão, contribuindo, desta forma, para a divulgação do trabalho colaborativo efetivado no Agrupamento..

    • PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

      O Glossário AUTOAVALIAÇÃO” é o espaço onde é possível conhecer os procedimentos implementados pela Equipa de Autoavaliação na monitorização das práticas educativas no Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o PLANEAMENTO ESTRATÉGICO, o PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA (PAM – Inicial – Intermédio - Final) e o RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INTERNA.

Notícias gerais e anúncios

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 2022 - 2023

by João Polido -

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA
Ano Letivo 2022 - 2023

    • GR 250: Educação Musical (2022.09.12)
    • GR 290: Educação Moral e Religiosa Católica (2022.09.12)
    • GR 550: Informática (2022.09.12)
    • GR 350: Espanhol (2022.10.10)
    • GR 600: Artes Visuais (2022.10.22)

PROGRAMA ESCOLA DIGITAL

by João Polido -
AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
PROJETO "ESCOLA DIGITAL"
 
Para cumprimento do Programa do XXII Governo Constitucional, e com vista a alcançar a meta da “Universalização da Escola Digital”, o Ministério da Educação implementará, a partir do corrente ano letivo, medidas que permitirão incrementar esta estratégia, faseadamente.
 
O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.
 
A nível infraestrutural, as escolas públicas serão dotadas de computadores, conetividade e licenças de software, que começam a chegar às escolas públicas de forma progressiva.
Num primeiro momento será dada particular atenção aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar, iniciando-se com os alunos do escalão A e B que frequentam o ensino básico, priorizando aqueles que não têm acesso a equipamentos eletrónicos em casa.
 
A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) é a entidade responsável pelo fornecimento dos equipamentos ao Agrupamentos de Escolas de Fronteira (AEF) que, por sua vez, ficam encarregues de ceder aos alunos o direito de utilização temporária e gratuita de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, no âmbito da execução da medida «Universalização da Escola Digital», na qualidade de comodatários.
 
Este processo requer a entrega do equipamento na sede do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Escola Básica Frei Manuel Cardoso), a assinatura de um Acordo de Cooperação sobre a utilização de equipamentos informáticos, entre os respetivos AE/ENA e a SGEC, bem como a assinatura de um Auto de Entrega pelo Encarregado de Educação do aluno a quem for cedido o kit.
 
Cada kit é composto por um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM, que garante a conetividade a partir de qualquer ponto do país (pressupondo uma utilização responsável de dados móveis). Foram definidos três tipos de computador: 1) 1º ciclo do ensino básico; 2) 2º e 3º ciclos do ensino básico; e 3) ensino secundário. Os tipos de equipamentos foram ajustados às necessidades de utilização expectável de cada nível educativo em contexto de aprendizagem.
 
O Agrupamento de Escolas de Fronteira solicita a devolução de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, nas seguintes situações:
    1. Quando os alunos tenham completado o ciclo ou nível de ensino a que se destinam os equipamentos a fornecer ou a escolaridade obrigatória;
    2. Nas situações de transferências de alunos para outro AE/EnA distinto do 2.º outorgante;
    3. Em caso de aplicação de medidas disciplinares sancionatórias aos alunos que determinem a «transferência de escola» ou a «expulsão da escola».
Nos casos previstos no número anterior, a devolução dos equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos pelo EE ou pelo aluno deve ocorrer através da entrega dos mesmos nas instalações da sede do AE/EnA no prazo máximo de uma semana, após a verificação dos factos aí descritos.
 
O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se a zelar pela conservação dos bens e equipamentos que lhe são cedidos por comodato (empréstimo), devendo restituí-los no fim do período indicado nos pontos anteriores nas condições que resultam de um uso responsável e prudente, sob pena do acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos.
 
O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se, ainda, a suportar todas as despesas devidas pela recuperação dos bens ou equipamentos sempre que os danos advenham de mau uso ou negligência na sua conservação.
 
Older topics...

Available courses

DIREÇÃO


Espaço reservado aos Membros da Equipa da Direção do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: Pedro Bezerra
  • Teacher: Maria Campos
  • Teacher: Henriqueta Ilhicas
  • Teacher: Maria Peças
  • Teacher: João Polido

CONSELHO PEDAGÓGICO


Espaço reservado aos Membros do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: João Polido

COORDENAÇÃO DE DEPARTAMENTO


Espaço reservado aos Coordenadores de Departamento do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIOANLIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])



  • Teacher: Ana Barradas
  • Teacher: Luís Gomes
  • Teacher: Maria Palmeiro
  • Teacher: Beatriz Sadio
  • Teacher: Ana Taveira
  • Teacher: Maria Valente

COORDENAÇÃO DOS DIRETORES DE TURMA


Espaço reservado ao Coordenador dos Diretores de Turma do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: Ana Barradas
  • Teacher: Cláudia Marques
  • Teacher: Maria Palmeiro

COORDENAÇÃO DA EQUIPA MULTIDISCIPLINAR DE APOIO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Espaço reservado ao Coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: Maria Peças

COORDENAÇÃO AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR


Espaço reservado ao Coordenador da Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: Maria Campos

COORDENAÇÃO DA CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO


Espaço reservado ao Coordenador da Cidadania e Desenvolvimento do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: Henriqueta Ilhicas

COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES DE COMPLEMENTO CURRICULAR


Espaço reservado ao Coordenador das Atividades de Complemento Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: Maria Campos

BIBLIOTECA ESCOLAR


Espaço reservado ao Professor Bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: Ana Taveira

SUPERVISÃO PEDAGÓGICA


Espaço reservado ao Coordenador da Supervisão Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Indireto])
  • Teacher: Ana Barradas
  • Teacher: Luís Gomes
  • Teacher: Maria Palmeiro
  • Teacher: Beatriz Sadio
  • Teacher: Ana Taveira
  • Teacher: Maria Valente

EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO


Espaço reservado ao Coordenador da Equipa de Autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Indireto])
  • Teacher: Joaquim Costa

APRENDEMOS JUNTOS


Espaço reservado aos Membros da Equipa do Domínio de Autonomia Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> IMPLEMENTAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: Maria Campos

APRENDER MATEMÁTICA (@TREVE-TE+)


Espaço reservado aos Membros da Equipa do Domínio de Autonomia Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> IMPLEMENTAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: Maria Campos
  • Teacher: Maria Valente

APRENDER PORTUGUÊS (@TREVE-TE+)


Espaço reservado aos Membros da Equipa do Domínio de Autonomia Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> IMPLEMENTAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: Maria Campos
  • Teacher: Luís Gomes
  • Teacher: Henriqueta Ilhicas
  • Teacher: Maria Peças

CIENCIALIZA-TE: CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS


Espaço reservado aos Membros do Projeto de Ciências Experimentais do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> IMPLEMENTAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: Ana Barradas

SOU CAPAZ (APOIO TUTORIAL)


Espaço reservado ao Professor Tutor do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Apoio Tutorial Específico).


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: Henriqueta Ilhicas
  • Teacher: Joana Malaquias
  • Teacher: Maria Peças

COM VOZ (TERAPIA DA FALA)


Espaço reservado ao Terapeuta da Fala do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Apoio em Terapia da Fala).


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: Inês Gomes
  • Teacher: Maria Peças

CAMINHAMOS LADO A LADO (APOIO MENTORIAL)


Espaço reservado ao Professor Tutor do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Programa de Mentoria).


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Teacher: Henriqueta Ilhicas
  • Teacher: Joana Malaquias
  • Teacher: Maria Peças

GERAL - ALUNO

O ESPAÇO ALUNO E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO é o sítio destinado aos alunos, pais e encarregados de educação da Instituição, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderá consulta Turmas, Horários Escolares, Planificações Anuais, Crité…

GERAL - PROFESSOR

O ESPAÇO PROFESSOR é o sítio destinado aos alunos, pais e encarregados de educação da Instituição, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderá consulta Turmas, Horários Escolares, Planificações Anuais, Critérios de Avaliação e ain…

GERAL - FUNCIONÁRIO


O ESPAÇO PESSOAL NÃO DOCENTE é o sítio destinado aos funcionários e comunidade educativa, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderão ainda, colocar Dúvidas e Sugestões.

GERAL - BIBLIOTECA ESCOLAR

Category: OUTROS ESPAÇOS

Espaço Biblioteca Escolar


(ESPAÇO ABERTO A VISITANTES)
  • Teacher: Ana Taveira