• Documentos Estruturantes

      O Glossário “DOCUMENTOS ESTRUTURANTES” é o espaço onde é possível consultar os documentos elementares / complementares na autonomia do Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o PROJETO EDUCATIVO, o REGULAMENTO INTERNO e o Relatório referente à “AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS - IGEC”.

    • PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

      O Glossário “PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO” é o espaço onde é possível consultar os Projetos / Medidas Educativas implementadas no Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o Projeto / Medida  "APRENDEMOS JUNTOS (DAC 7)"; o Projeto / Medida  “CONSOLIDAR A MUDANÇA... APRENDER MATEMÁTICA (DAC M)”, o Projeto / Medida “CIENCIALIZA-TE III - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS”, o Projeto / Medida “EU GOSTO DE ESTUDAR…” e o Projeto / Medida “A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA III”.

    • PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

      No Glossário "AVALIAÇÃO INTERNA" os resultados escolares apresentados são um ponto de partida para uma reflexão e análise do trabalho desenvolvido, visando compilar e sistematizar os dados disponíveis nos diferentes ciclos de ensino, bem como estabelecer comparações com os dados recolhidos em anos letivos transatos.

    • SVP

      O Glossário "SUPERVISÃO PEDAGÓGICA" apresenta esta medida numa perspetiva de escola, enquanto comunidade aprendente, visa o acompanhamento, a dinamização e desenvolvimento qualitativo da escola e de todos os que nela trabalham, através da interação de aprendizagens individuais e coletivas, permitindo criar espaços e oportunidades para a construção do conhecimento e partilha de experiências.
      Nesta base pretende-se que cada docente partilhe boas práticas e realize reuniões de reflexão, contribuindo, desta forma, para a divulgação do trabalho colaborativo efetivado no Agrupamento..

    • PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

      O Glossário AUTOAVALIAÇÃO” é o espaço onde é possível conhecer os procedimentos implementados pela Equipa de Autoavaliação na monitorização das práticas educativas no Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o PLANEAMENTO ESTRATÉGICO, o PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA (PAM – Inicial – Intermédio - Final) e o RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INTERNA.

Notícias gerais e anúncios

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 2022 - 2023

por João Polido -

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA
Ano Letivo 2022 - 2023

    • GR 250: Educação Musical (2022.09.12)
    • GR 290: Educação Moral e Religiosa Católica (2022.09.12)
    • GR 550: Informática (2022.09.12)
    • GR 350: Espanhol (2022.10.10)
    • GR 600: Artes Visuais (2022.10.22)

PROGRAMA ESCOLA DIGITAL

por João Polido -
AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
PROJETO "ESCOLA DIGITAL"
 
Para cumprimento do Programa do XXII Governo Constitucional, e com vista a alcançar a meta da “Universalização da Escola Digital”, o Ministério da Educação implementará, a partir do corrente ano letivo, medidas que permitirão incrementar esta estratégia, faseadamente.
 
O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.
 
A nível infraestrutural, as escolas públicas serão dotadas de computadores, conetividade e licenças de software, que começam a chegar às escolas públicas de forma progressiva.
Num primeiro momento será dada particular atenção aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar, iniciando-se com os alunos do escalão A e B que frequentam o ensino básico, priorizando aqueles que não têm acesso a equipamentos eletrónicos em casa.
 
A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) é a entidade responsável pelo fornecimento dos equipamentos ao Agrupamentos de Escolas de Fronteira (AEF) que, por sua vez, ficam encarregues de ceder aos alunos o direito de utilização temporária e gratuita de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, no âmbito da execução da medida «Universalização da Escola Digital», na qualidade de comodatários.
 
Este processo requer a entrega do equipamento na sede do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Escola Básica Frei Manuel Cardoso), a assinatura de um Acordo de Cooperação sobre a utilização de equipamentos informáticos, entre os respetivos AE/ENA e a SGEC, bem como a assinatura de um Auto de Entrega pelo Encarregado de Educação do aluno a quem for cedido o kit.
 
Cada kit é composto por um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM, que garante a conetividade a partir de qualquer ponto do país (pressupondo uma utilização responsável de dados móveis). Foram definidos três tipos de computador: 1) 1º ciclo do ensino básico; 2) 2º e 3º ciclos do ensino básico; e 3) ensino secundário. Os tipos de equipamentos foram ajustados às necessidades de utilização expectável de cada nível educativo em contexto de aprendizagem.
 
O Agrupamento de Escolas de Fronteira solicita a devolução de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, nas seguintes situações:
    1. Quando os alunos tenham completado o ciclo ou nível de ensino a que se destinam os equipamentos a fornecer ou a escolaridade obrigatória;
    2. Nas situações de transferências de alunos para outro AE/EnA distinto do 2.º outorgante;
    3. Em caso de aplicação de medidas disciplinares sancionatórias aos alunos que determinem a «transferência de escola» ou a «expulsão da escola».
Nos casos previstos no número anterior, a devolução dos equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos pelo EE ou pelo aluno deve ocorrer através da entrega dos mesmos nas instalações da sede do AE/EnA no prazo máximo de uma semana, após a verificação dos factos aí descritos.
 
O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se a zelar pela conservação dos bens e equipamentos que lhe são cedidos por comodato (empréstimo), devendo restituí-los no fim do período indicado nos pontos anteriores nas condições que resultam de um uso responsável e prudente, sob pena do acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos.
 
O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se, ainda, a suportar todas as despesas devidas pela recuperação dos bens ou equipamentos sempre que os danos advenham de mau uso ou negligência na sua conservação.
 
CONSULTAR MAIS "NOTÍCIAS GERAIS E ANÚNCIOS"...

Disciplinas disponíveis

DIREÇÃO


Espaço reservado aos Membros da Equipa da Direção do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: Pedro Bezerra
  • Professor: Maria Campos
  • Professor: Henriqueta Ilhicas
  • Professor: Maria Peças
  • Professor: João Polido

CONSELHO PEDAGÓGICO


Espaço reservado aos Membros do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: João Polido

COORDENAÇÃO DE DEPARTAMENTO


Espaço reservado aos Coordenadores de Departamento do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIOANLIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])



  • Professor: Ana Barradas
  • Professor: Teresa Cóias
  • Professor: Luís Gomes
  • Professor: Maria Palmeiro
  • Professor: Beatriz Sadio
  • Professor: Ana Taveira
  • Professor: Maria Valente

COORDENAÇÃO DOS DIRETORES DE TURMA


Espaço reservado ao Coordenador dos Diretores de Turma do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: Ana Barradas
  • Professor: Cláudia Marques
  • Professor: Maria Palmeiro

COORDENAÇÃO DA EQUIPA MULTIDISCIPLINAR DE APOIO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Espaço reservado ao Coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: Maria Peças

COORDENAÇÃO AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR


Espaço reservado ao Coordenador da Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: Maria Campos

COORDENAÇÃO DA CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO


Espaço reservado ao Coordenador da Cidadania e Desenvolvimento do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: Henriqueta Ilhicas

COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES DE COMPLEMENTO CURRICULAR


Espaço reservado ao Coordenador das Atividades de Complemento Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: Maria Campos

BIBLIOTECA ESCOLAR


Espaço reservado ao Professor Bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: Ana Taveira

SUPERVISÃO PEDAGÓGICA


Espaço reservado ao Coordenador da Supervisão Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Indireto])
  • Professor: Ana Barradas
  • Professor: Teresa Cóias
  • Professor: Luís Gomes
  • Professor: Maria Palmeiro
  • Professor: Beatriz Sadio
  • Professor: Ana Taveira
  • Professor: Maria Valente

EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO


Espaço reservado ao Coordenador da Equipa de Autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Indireto])
  • Professor: Joaquim Costa

APRENDEMOS JUNTOS


Espaço reservado aos Membros da Equipa do Domínio de Autonomia Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> IMPLEMENTAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: Maria Campos

APRENDER MATEMÁTICA (@TREVE-TE+)


Espaço reservado aos Membros da Equipa do Domínio de Autonomia Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> IMPLEMENTAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: Maria Campos
  • Professor: Maria Valente

APRENDER PORTUGUÊS (@TREVE-TE+)


Espaço reservado aos Membros da Equipa do Domínio de Autonomia Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> IMPLEMENTAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: Maria Campos
  • Professor: Luís Gomes
  • Professor: Henriqueta Ilhicas
  • Professor: Maria Peças

CIENCIALIZA-TE: CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS


Espaço reservado aos Membros do Projeto de Ciências Experimentais do Agrupamento de Escolas de Fronteira


(OPERACIONALIZAÇÃO >> IMPLEMENTAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: Ana Barradas

SOU CAPAZ (APOIO TUTORIAL)


Espaço reservado ao Professor Tutor do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Apoio Tutorial Específico).


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: Henriqueta Ilhicas
  • Professor: Joana Malaquias
  • Professor: Maria Peças

COM VOZ (TERAPIA DA FALA)


Espaço reservado ao Terapeuta da Fala do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Apoio em Terapia da Fala).


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: Inês Gomes
  • Professor: Maria Peças

CAMINHAMOS LADO A LADO (APOIO MENTORIAL)


Espaço reservado ao Professor Tutor do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Programa de Mentoria).


(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])
  • Professor: Henriqueta Ilhicas
  • Professor: Joana Malaquias
  • Professor: Maria Peças

GERAL - ALUNO

O ESPAÇO ALUNO E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO é o sítio destinado aos alunos, pais e encarregados de educação da Instituição, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderá consulta Turmas, Horários Escolares, Planificações Anuais, Crité…

GERAL - PROFESSOR

O ESPAÇO PROFESSOR é o sítio destinado aos alunos, pais e encarregados de educação da Instituição, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderá consulta Turmas, Horários Escolares, Planificações Anuais, Critérios de Avaliação e ain…

GERAL - FUNCIONÁRIO


O ESPAÇO PESSOAL NÃO DOCENTE é o sítio destinado aos funcionários e comunidade educativa, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderão ainda, colocar Dúvidas e Sugestões.

GERAL - BIBLIOTECA ESCOLAR

Categoria: OUTROS ESPAÇOS

Espaço Biblioteca Escolar


(ESPAÇO ABERTO A VISITANTES)
  • Professor: Ana Taveira