SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
O Glossário "SUPERVISÃO PEDAGÓGICA" apresenta esta medida numa perspetiva de escola, enquanto comunidade aprendente, visa o acompanhamento, a dinamização e desenvolvimento qualitativo da escola e de todos os que nela trabalham, através da interação de aprendizagens individuais e coletivas, permitindo criar espaços e oportunidades para a construção do conhecimento e partilha de experiências.
Nesta base pretende-se que cada docente partilhe boas práticas e realize reuniões de reflexão, contribuindo, desta forma, para a divulgação do trabalho colaborativo efetivado no Agrupamento..
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PROJETO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA | ||
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EQUIPA OPERACIONAL
PROJETO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
O projeto de Supervisão Pedagógica surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC), no qual vem referido que uma das áreas onde o Agrupamento deve incidir prioritariamente os seus esforços, para a melhoria, é no reforço de práticas colaborativas sistemáticas, no seio das estruturas intermédias, no que respeita à determinação de estratégias de promoção do sucesso académico e à reflexão sobre a eficácia das metodologias de ensino. (Relatório da IGEC:11)
![]() Foi, neste sentido, constituída uma Equipa operacional que, após a elaboração deste projeto, desempenhará o papel de monitorizar esta medida, a qual culminará com um Manual de Boas Práticas do Agrupamento de Escolas de Fronteira.
Composição da Equipa operacional:
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RELATÓRIO “SUPERVISÃO PEDAGÓGICA” | ||
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SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
RELATÓRIO “SUPERVISÃO PEDAGÓGICA” 2022-2023
(3.º Período) É cada vez mais solicitada aos professores a capacidade de serem “capazes de desenvolver uma profissionalidade que assente não exclusivamente no intercâmbio direto com os “seus” alunos, mas também na interação alargada com outros profissionais, quer da sua área de intervenção quer de outros domínios com ela relacionados” (Lima, 2007:151-152).
É com base nesta premissa que o presente relatório pretende ser o reflexo da partilha de Boas Práticas instituídas no Agrupamento de Escolas de Fronteira. Pretende, ainda, espelhar a mudança e a adaptação, aos tempos modernos, baseando-se em práticas de colaboração que emergem, como cruciais, no processo de crescimento do professor e, consequentemente, de uma escola, mostrando que este é um Agrupamento de práticas inovadoras, contrapondo a ideia de Perrenoud (2002:96) ao afirmar que pode-se ensinar vinte anos ao lado de um colega sem nunca ter falado com ele sobre pedagogia e sem saber mais sobre as suas práticas do que simples rumores.
![]() É essencial que os professores aprendam uns com os outros, partilhem ideias, experiências e boas práticas, de forma a crescerem e inovarem as suas ações, pois, e de acordo com Fullan e Hargreaves (2001), a falta de colaboração entre os professores condiciona a partilha de ideias e de práticas educativas suscetíveis de incutir novos e mais adequados procedimentos no processo de ensino, que visam o sucesso da aprendizagem dos alunos.
A supervisão pedagógica vista numa perspetiva de escola, enquanto comunidade aprendente, visa o acompanhamento, a dinamização e desenvolvimento qualitativo da escola e de todos os que nela trabalham, através da interação de aprendizagens individuais e coletivas, permitindo criar espaços e oportunidades para a construção do conhecimento e partilha de experiências.
Nesta base pretende-se que cada docente partilhe boas práticas e realize reuniões de reflexão, contribuindo, desta forma, para a divulgação do trabalho colaborativo efetivado no Agrupamento.
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AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA
Largo da Estação / 7460-103 Fronteira
Telefone: 245600130 / Telemóvel 1: 964386551 / Telemóvel 2: 964386560