AÇÕES ESTRATÉGICAS DE INTERVENÇÃO (TEIP4)
O Glossário “AÇÕES / MEDIDAS EM DESENVOLVIMENTO” é o espaço onde é possível consultar os Ações / Medidas Educativas implementadas no Agrupamento e no âmbito do TEIP4. Assim, poderá conhecer: o "PLANO DE AÇÃO TEIP4", a Ação / Medida "APRENDEMOS JUNTOS (PAC7)", a Ação / Medida “APRENDER MATEMÁTICA”, a ação / Medida “APRENDER PORTUGUÊS”, a Ação / Medida “CIENCIALIZA-TE - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS” e a Ação / Medida “A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA”.
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B. APRENDEMOS JUNTOS (PLANEAMENTO) | ||
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APRENDEMOS JUNTOS - PAC7 (PLANEAMENTO) Áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular A medida que agora se apresenta desafia todos a continuar um trabalho conjunto iniciado há alguns anos que, tendo sido difícil, tem sido reconhecido pela sua qualidade e excelência. O PAFC permite-nos continuar a experimentar novas metodologias e práticas, pois dá-nos a possibilidade de aprofundar a autonomia nesta matéria.
A grande novidade será a autonomia dada à escola para decidir sobre a fusão de disciplinas, realização de semanas temáticas, projetos interdisciplinares ou disciplinas semestrais. A flexibilização curricular é uma redefinição das aprendizagens essenciais.
A medida contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas do Prcesso de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. Assim, promove-se esta medida nas disciplinas de: Português, Geografia, Físico-Química e Educação Visual (7.º Ano) com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
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C. APRENDER MATEMÁTICA (PLANEAMENTO) | ||
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AUTONOMIA CURRICULAR APRENDER MATEMÁTICA - @TREVE-TE (PLANEAMENTO) “Aprender Matemática (@treve-te)”, surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC 2014) “A implementação de estratégias concertadas entre os diferentes órgãos e estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados dos alunos” e do projeto “Aprender Matemática”.
Esta medida tem como objetivo reformular e inovar estratégias que possibilitem aos docentes de Matemática do Agrupamento a melhoria do ensino prestado dentro e fora das salas de aula, sendo criado um elo de ligação entre a escola, a família e os parceiros da comunidade local.
Os docentes do Departamento de Matemática e Ciências Físicas e Naturais consideram que é importante continuar a promover estratégias de ensino e de aprendizagem, capazes de assegurar uma melhoria dos desempenhos dos alunos que evidenciam maiores dificuldades de aprendizagem, não esquecendo o apoio e o incentivo aos alunos que revelam bons desempenhos.
A medida contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Matemática, com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
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D. APRENDER PORTUGUÊS (PLANEAMENTO) | ||
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AUTONOMIA CURRICULAR APRENDER PORTUGUÊS - @TREVE-TE (PLANEAMENTO) “Aprender Português (@treve-te)”, surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC 2014) “A implementação de estratégias concertadas entre os diferentes órgãos e estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados dos alunos” e do projeto “Aprender Português”.
Esta medida tem como objetivo reformular e inovar estratégias que possibilitem aos docentes de Português do Agrupamento a melhoria do ensino prestado dentro e fora das salas de aula, sendo criado um elo de ligação entre a escola, a família e os parceiros da comunidade local.
Os docentes do Departamento de Línguas e Ciências Sociais e Humanas consideram que é importante continuar a promover estratégias de ensino e de aprendizagem, capazes de assegurar uma melhoria dos desempenhos dos alunos que evidenciam maiores dificuldades de aprendizagem, não esquecendo o apoio e o incentivo aos alunos que revelam bons desempenhos.
A medida contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Português.
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E. CIENCIALIZA-TE (PLANEAMENTO) | ||
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CIENCIALIZA-TE - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS (PLANEAMENTO)
1.º ciclo do ensino básico
A medida “Ciencializa-te” surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC 2014) onde vem referido que “uma das áreas onde o Agrupamento deve incidir prioritariamente os seus esforços para a melhoria é a utilização regular de metodologias de ensino ativas e experimentais, como ferramenta de aprendizagem”.
Este projeto pretende ir ao encontro, também, às finalidades do Projeto Educativo, tais como:
Pretende-se igualmente, criar novos hábitos de estudo e motivação no conjunto dos alunos, nomeadamente através da:
A promoção de atividades experimentais com base nas orientações do Currículo Nacional do Ensino Básico (2001), que apontam para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem relacionadas com várias temáticas será uma prioridade de modo a contribuir para uma educação global dos alunos.
Inicialmente abrangerá os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, reforçando a articulação entre ciclos e no futuro poderá alargar-se a outros ciclos de ensino.
A medida contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Estudo do Meio, com a colaboração das Ciências Naturais (2.º / 3.º Ciclo).
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F. A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA (PLANEAMENTO) | ||
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EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA (PLANEAMENTO)
No Agrupamento de Escolas de Fronteira, a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, será abordada tendo em consideração os seguintes pressupostos comuns, não obstante a existência de diversos ciclos de ensino:
Essencialmente a abordagem da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento terá como objetivos:
Na prossecução desses objetivos presume-se a possibilidade de criação de uma nova atitude face à escola, consubstanciada em modos diferentes de ser e estar que proporcionarão a formação de uma atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual, direitos humanos), bem como beneficiará o relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo) e o relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos).
O processo contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas da Educação para a Cidadania do Agrupamento.
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AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA - Largo da Estação / 7460-103 Fronteira - Telefone: 245600130 / Telemóvel 1: 964386551 / Telemóvel 2: 964386560