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C

João Polido

C. PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL E COMUNITÁRIO (PLANEAMENTO)

by João Polido - Sunday, 21 January 2024, 6:43 PM
 

EQUIPA OPERACIONAL 
PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL E COMUNITÁRIO - PDPSC (PLANEAMENTO)

Conceção e apresentação de planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos
Nos últimos anos, o Ministério da Educação implementou medidas de política educativa pública em diversas áreas que têm vindo a contribuir para que O Agrupamento de Escolas de Fronteira seja lugar de sucesso:
    • O Decreto-Lei 55/2018 elege o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania como normativos curriculares, tornando mais abrangente o currículo nacional, centrando-se em áreas de competência amplas, que incluem o desenvolvimento pessoal e o relacionamento interpessoal, desenvolvidas através dos conhecimentos adquiridos em cada disciplina.
    • O Decreto-Lei 54/2018 estabelece os princípios e a flexibilidade necessários para que as escolas do Agrupamento incluam todos os alunos, atendendo às necessidades específicas de cada um.
    • O Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) promovendo, em conjunto entre as escolas do Agrupamento e o Municípios de Fronteira, planos de ação estratégica e planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar para a intervenção aos primeiros sinais de dificuldades com estratégias de intervenção com maior foco na sala de aula.
    • Vários programas para o apoio ao desenvolvimento de competências sociais, emocionais e académicas, enquadrados em perspetivas comunitárias, têm também contribuído para melhorias significativas nos resultados dos alunos e para a sua integração na comunidade escolar. A título de exemplo, refiram-se programas como: Plano Nacional de Cinema, Programa de Promoção da Saúde em Meio Escolar, Programa EcoEscolas, entre outros.
PAFC
Assente nestes pressupostos, o presente plano visa o aprofundamento de intervenções de caráter socio comportamental que confiram às escolas do Agrupamento o reforço de recursos humanos para a concretização de medidas centradas nestas dimensões essenciais para o sucesso e inclusão educativos, nomeadamente: o aperfeiçoamento de competências sociais, emocionais e de desenvolvimento pessoal, o aprofundamento da relação entre escola e família e o envolvimento da comunidade na parceria para o sucesso.
Assim, tendo em conta estes fundamentos o Ministério da Educação, através da Estrutura de Missão do PNPSE convida o Agrupamento de Escolas de Fronteira a conceber e a apresentar plano de desenvolvimento pessoal, social e comunitário com medidas e compromissos claros de objetivos e metas que possibilitem o acesso a recursos suplementares de pessoal técnico especializado (tais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, entre outros).
 
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