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A

João Polido

A. PLANO 23|24: ESCOLA+ (PLANEAMENTO)

por João Polido - domingo, 21 de janeiro de 2024 às 18:41
 
EQUIPA OPERACIONAL
PLANO 23|24: ESCOLA+ (PLANEAMENTO)
 
De acordo com o Plano 23|24 Escola+ foi aprovada uma série de medidas e ações com vista à recuperação das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário, a ser desenvolvida no próximo ano letivo - 2023/2024.
 
ESCOLA +
 
Foi também estabelecido que o Plano deverá ser avaliado, devendo-se efetuar um acompanhamento regular da sua implementação e operacionalização. Neste sentido, solicita-se a todas os AE/ENA que respondam a este questionário sobre a implementação de algumas ações específicas, para as quais os diversos serviços centrais do ME não dispõem, no presente momento, de informação consistente.
 
Plataforma Plano 23|24: Escola+ da Direção Geral da Educação (DGE)
https://escolamais.dge.mec.pt/
 
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B

João Polido

B. PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA (PLANEAMENTO)

por João Polido - domingo, 21 de janeiro de 2024 às 18:42
 
EQUIPA OPERACIONAL
PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA - PADDE (PLANEAMENTO)
 
O sentido de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola é ser inequivocamente uma referência, firme e simultaneamente aberta, a um caminhar em conjunto na procura de uma Escola de qualidade, que compreenda a formação integral e integradora dos seus alunos e seja reflexo do “tempo” e de “tempos”.
 
O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola do Agrupamento de Escolas de Fronteira alicerça-se na convicção de que o seu território pedagógico é devedor de um “passado” e de uma “circunstância”. A sua constituição será, pois, uma bússola com orientações a exigirem respostas, aproximativas e nunca absolutas, às necessidades do seu contexto, quer particular, quer geral, que o sustenta e desafia.
 
Este Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola apresenta-se como um instrumento fundamental de suporte e planeamento escolar. Através dele poder-se-á obter uma melhor caracterização do Agrupamento, reconhecer a sua memória, identificar problemas e necessidades, nomeadamente ao nível digital das áreas curriculares, da gestão dos espaços, adiantar estratégias globais e, sobretudo, ser um indicador por excelência dos grandes objetivos da sua comunidade educativa. Deste modo, este Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola pretende constituir-se como um documento fundamental da política educativa do Agrupamento, enquadrada nas políticas nacionais de educação, ser um instrumento de participação de toda a comunidade educativa e, ao mesmo tempo, de autonomia e garante da identidade desta instituição escolar.
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PADDE
 
Na elaboração do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola foram tidos os documentos que a seguir se mencionam: DigCompEdu Check-In 2022, Relatório escolar do SELFIE 2020-2021 - session 3, Projetos Educativos 2017-2021 / 2021-2025, Projetos de Intervenção do Diretor do Agrupamento 2017-2021 / 2021-2025, Regulamento Interno, Relatório da IGE 2014-15, Plano de Ação Estratégica 2016-2020, Planeamentos Estratégicos 2020-2022, Relatórios da Biblioteca Escolar 2020-22, Plano Anual de Atividades 2020-2022 e Relatórios da Equipa de Monitorização da Equipa de Autoavaliação 2020-2022.
 
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C

João Polido

C. PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL E COMUNITÁRIO (PLANEAMENTO)

por João Polido - domingo, 21 de janeiro de 2024 às 18:43
 

EQUIPA OPERACIONAL 
PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL E COMUNITÁRIO - PDPSC (PLANEAMENTO)

Conceção e apresentação de planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos
Nos últimos anos, o Ministério da Educação implementou medidas de política educativa pública em diversas áreas que têm vindo a contribuir para que O Agrupamento de Escolas de Fronteira seja lugar de sucesso:
    • O Decreto-Lei 55/2018 elege o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania como normativos curriculares, tornando mais abrangente o currículo nacional, centrando-se em áreas de competência amplas, que incluem o desenvolvimento pessoal e o relacionamento interpessoal, desenvolvidas através dos conhecimentos adquiridos em cada disciplina.
    • O Decreto-Lei 54/2018 estabelece os princípios e a flexibilidade necessários para que as escolas do Agrupamento incluam todos os alunos, atendendo às necessidades específicas de cada um.
    • O Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) promovendo, em conjunto entre as escolas do Agrupamento e o Municípios de Fronteira, planos de ação estratégica e planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar para a intervenção aos primeiros sinais de dificuldades com estratégias de intervenção com maior foco na sala de aula.
    • Vários programas para o apoio ao desenvolvimento de competências sociais, emocionais e académicas, enquadrados em perspetivas comunitárias, têm também contribuído para melhorias significativas nos resultados dos alunos e para a sua integração na comunidade escolar. A título de exemplo, refiram-se programas como: Plano Nacional de Cinema, Programa de Promoção da Saúde em Meio Escolar, Programa EcoEscolas, entre outros.
PAFC
Assente nestes pressupostos, o presente plano visa o aprofundamento de intervenções de caráter socio comportamental que confiram às escolas do Agrupamento o reforço de recursos humanos para a concretização de medidas centradas nestas dimensões essenciais para o sucesso e inclusão educativos, nomeadamente: o aperfeiçoamento de competências sociais, emocionais e de desenvolvimento pessoal, o aprofundamento da relação entre escola e família e o envolvimento da comunidade na parceria para o sucesso.
Assim, tendo em conta estes fundamentos o Ministério da Educação, através da Estrutura de Missão do PNPSE convida o Agrupamento de Escolas de Fronteira a conceber e a apresentar plano de desenvolvimento pessoal, social e comunitário com medidas e compromissos claros de objetivos e metas que possibilitem o acesso a recursos suplementares de pessoal técnico especializado (tais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, entre outros).
 
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