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C

CIENCIALIZA-TE IV

by João Polido - Sunday, 13 November 2022, 4:08 PM
 
CIENCIALIZA-TE IV - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
1.º ciclo do ensino básico
 
O projeto “Ciencializa-te II” surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC 2014) onde vem referido que “uma das áreas onde o Agrupamento deve incidir prioritariamente os seus esforços para a melhoria é a utilização regular de metodologias de ensino ativas e experimentais, como ferramenta de aprendizagem”.
 
Este projeto pretende ir ao encontro, também, às finalidades do Projeto Educativo, tais como:
    • Promover a motivação e o sucesso escolar em todos os níveis de ensino;
    • Promover entre a escola sede e o respetivo polo um espírito de agrupamento;
    • Estimular a articulação intra e interciclos.
 
Pretende-se igualmente, criar novos hábitos de estudo e motivação no conjunto dos alunos, nomeadamente através da:
    • Criação de métodos de trabalho rigorosos e cooperativos;
    • Explicação científica de fenómenos naturais (dissolução, flutuação combustão e propriedades dos materiais…
    • Recolha, organização, tratamento e representação de dados das experiências realizadas;
    • Diversificação de atividades de acordo com os vários conteúdos programáticos.
 
A promoção de atividades experimentais com base nas orientações do Currículo Nacional do Ensino Básico (2001), que apontam para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem relacionadas com várias temáticas será uma prioridade de modo a contribuir para uma educação global dos alunos.
 
Inicialmente abrangerá os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, reforçando a articulação entre ciclos e no futuro poderá alargar-se a outros ciclos de ensino.
 
Ciencializa-te
 
O projeto contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Estudo do Meio, com recurso a um sistema rotativo dos docentes do 1.º Ciclo pelas diferentes turmas.
 
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CONSOLIDAR A MUDANÇA... APRENDER MATEMÁTICA

by João Polido - Tuesday, 6 December 2022, 7:51 PM
 

DOMÍNIO DE AUTONOMIA CURRICULAR (DAC)

CONSOLIDAR A MUDANÇA... APRENDER MATEMÁTICA (@TREVE-TE)

“Consolidar a Mudança... Aprender Matemática (@treve-te)”, surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC 2014) “A implementação de estratégias concertadas entre os diferentes órgãos e estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados dos alunos” e do projeto “Projeto em Contexto de Mudança... Aprender Matemática”.
O domínio de autonomia curricular (DAC) tem como objetivo reformular e inovar estratégias que possibilitem aos docentes de Matemática do Agrupamento a melhoria do ensino prestado dentro e fora das salas de aula, sendo criado um elo de ligação entre a escola, a família e os parceiros da comunidade local. 
 
Os docentes do Departamento de Matemática e Ciências Físicas e Naturais consideram que é importante continuar a promover estratégias de ensino e de aprendizagem, capazes de assegurar uma melhoria dos desempenhos dos alunos que evidenciam maiores dificuldades de aprendizagem, não esquecendo o apoio e o incentivo aos alunos que revelam bons desempenhos.
 
DAC M
 
O domínio de autonomia curricular (DAC) contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Matemática (5º, 6º e 7º anos), com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
 
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