PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO
O Glossário “PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO” é o espaço onde é possível consultar os Projetos / Medidas Educativas implementadas no Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o Projeto / Medida "ÁPRENDEMOS JUNTOS (DAC 7)"; o Projeto / Medida “CONSOLIDAR A MUDANÇA... APRENDER MATEMÁTICA (DAC M)”, o Projeto / Medida “CIENCIALIZA-TE III - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS”, o Projeto / Medida “EU GOSTO DE ESTUDAR…” e o Projeto / Medida “A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA III”.
Currently sorted By last update ascending Sort chronologically: By last update
DOMÍNIO DE AUTONOMIA CURRICULAR (DAC7) | ||
---|---|---|
APRENDEMOS JUNTOS (DAC7) Áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular O projeto que agora se apresenta desafia todos a continuar um trabalho conjunto iniciado há alguns anos que, tendo sido difícil, tem sido reconhecido pela sua qualidade e excelência. O PAFC permite-nos continuar a experimentar novas metodologias e práticas, pois dá-nos a possibilidade de aprofundar a autonomia nesta matéria.
A grande novidade será a autonomia dada à escola para decidir sobre a fusão de disciplinas, realização de semanas temáticas, projetos interdisciplinares ou disciplinas semestrais. A flexibilização curricular é uma redefinição das aprendizagens essenciais.
![]() O projeto contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. Assim, promove-se esta medida nas disciplinas de: Português, Geografia, Ciências Naturais e Educação Visual (7.º Ano) com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
Consultar documento na integra | ||
A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA II | ||
---|---|---|
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA III
No Agrupamento de Escolas de Fronteira, a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, será abordada tendo em consideração os seguintes pressupostos comuns, não obstante a existência de diversos ciclos de ensino:
Essencialmente a abordagem da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento terá como objetivos:
Na prossecução desses objetivos presume-se a possibilidade de criação de uma nova atitude face à escola, consubstanciada em modos diferentes de ser e estar que proporcionarão a formação de uma atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual, direitos humanos), bem como beneficiará o relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo) e o relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos).
![]() O processo contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas da Educação para a Cidadania do Agrupamento. Assim, promove-se esta medida na disciplina de: Cidadania e Desenvolvimento (1.º ano); Cidadania e Desenvolvimento (2.º ano); Cidadania e Desenvolvimento (3.º ano); Educação para a Cidadania (4.º ano); Cidadania e Desenvolvimento (5.º ano); Cidadania e Desenvolvimento (6.º ano); Cidadania e Desenvolvimento (7.º ano); Cidadania e Desenvolvimento (8.º ano); Cidadania e Desenvolvimento (9.º ano).
Consultar documento na integra
| ||
CIENCIALIZA-TE III | ||
---|---|---|
CIENCIALIZA-TE III - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
1.º ciclo do ensino básico
O projeto “Ciencializa-te II” surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC 2014) onde vem referido que “uma das áreas onde o Agrupamento deve incidir prioritariamente os seus esforços para a melhoria é a utilização regular de metodologias de ensino ativas e experimentais, como ferramenta de aprendizagem”.
Este projeto pretende ir ao encontro, também, às finalidades do Projeto Educativo, tais como:
Pretende-se igualmente, criar novos hábitos de estudo e motivação no conjunto dos alunos, nomeadamente através da:
A promoção de atividades experimentais com base nas orientações do Currículo Nacional do Ensino Básico (2001), que apontam para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem relacionadas com várias temáticas será uma prioridade de modo a contribuir para uma educação global dos alunos.
Inicialmente abrangerá os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, reforçando a articulação entre ciclos e no futuro poderá alargar-se a outros ciclos de ensino.
![]() O projeto contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Estudo do Meio, com recurso a um sistema rotativo dos docentes do 1.º Ciclo pelas diferentes turmas.
Consultar documento na integra | ||
EU GOSTO DE ESTUDAR… | ||
---|---|---|
PROJETO “FRONTASE III” EU GOSTO DE ESTUDAR… O Projeto FRONTASE II nasce da necessidade premente de melhorar as competências dos alunos no domínio do estudo, servindo de complemento às aulas. Nesse sentido, projeta-se a criação de um espaço pedagógico livre e aberto aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico (Turma B), onde eles possam melhorar as aprendizagens e consolidar conhecimentos.
Assim, esta sala, pretende responder à seguinte medida:
![]() O projeto contempla uma forma flexível de organização de turma e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, nas disciplinas de Português e Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Consultar documento na integra | ||