PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO


PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

O Glossário “PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO” é o espaço onde é possível consultar os Projetos / Medidas Educativas implementadas no Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o Projeto / Medida  "ÁPRENDEMOS JUNTOS (DAC 7)"; o Projeto / Medida  “CONSOLIDAR A MUDANÇA... APRENDER MATEMÁTICA (DAC M)”, o Projeto / Medida “CIENCIALIZA-TE III - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS”, o Projeto / Medida “EU GOSTO DE ESTUDAR…” e o Projeto / Medida “A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA III”.

All categories

IMPLEMENTAÇÃO

CONSOLIDAR A MUDANÇA... APRENDER PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

by João Polido - Friday, 29 October 2021, 4:44 PM
 

DOMÍNIO DE AUTONOMIA CURRICULAR (DAC)

CONSOLIDAR A MUDANÇA... APRENDER MATEMÁTICA (@TREVE-TE)

“Consolidar a Mudança... Aprender Matemática (@treve-te)”, surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC 2014) “A implementação de estratégias concertadas entre os diferentes órgãos e estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados dos alunos” e do projeto “Projeto em Contexto de Mudança... Aprender Matemática”.
O domínio de autonomia curricular (DAC) tem como objetivo reformular e inovar estratégias que possibilitem aos docentes de Matemática do Agrupamento a melhoria do ensino prestado dentro e fora das salas de aula, sendo criado um elo de ligação entre a escola, a família e os parceiros da comunidade local. 
 
Os docentes do Departamento de Matemática e Ciências Físicas e Naturais consideram que é importante continuar a promover estratégias de ensino e de aprendizagem, capazes de assegurar uma melhoria dos desempenhos dos alunos que evidenciam maiores dificuldades de aprendizagem, não esquecendo o apoio e o incentivo aos alunos que revelam bons desempenhos.
 
DAC M
 
O domínio de autonomia curricular (DAC) contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Matemática (5º, 6º e 7º anos), com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
 
Consultar documento na integra

DOMÍNIO DE AUTONOMIA CURRICULAR (DAC7)

by João Polido - Friday, 29 October 2021, 4:57 PM
 

APRENDEMOS JUNTOS (DAC7)

Áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular

O projeto que agora se apresenta desafia todos a continuar um trabalho conjunto iniciado há alguns anos que, tendo sido difícil, tem sido reconhecido pela sua qualidade e excelência. O PAFC permite-nos continuar a experimentar novas metodologias e práticas, pois dá-nos a possibilidade de aprofundar a autonomia nesta matéria.
 
A grande novidade será a autonomia dada à escola para decidir sobre a fusão de disciplinas, realização de semanas temáticas, projetos interdisciplinares ou disciplinas semestrais. A flexibilização curricular é uma redefinição das aprendizagens essenciais.
DAC7
 
O projeto contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. Assim, promove-se esta medida nas disciplinas de: Português, Geografia, Ciências Naturais e Educação Visual (7.º Ano) com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
 
Consultar documento na integra

EU GOSTO DE ESTUDAR…

by João Polido - Sunday, 27 February 2022, 3:00 PM
 

PROJETO “FRONTASE III”

EU GOSTO DE ESTUDAR…

O Projeto FRONTASE II nasce da necessidade premente de melhorar as competências dos alunos no domínio do estudo, servindo de complemento às aulas. Nesse sentido, projeta-se a criação de um espaço pedagógico livre e aberto aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico (Turma B), onde eles possam melhorar as aprendizagens e consolidar conhecimentos.
 
Assim, esta sala, pretende responder à seguinte medida:
    • Trabalho específico e adequado à consolidação de aprendizagens, organizado por alunos/grupos que usufruem de um ensino individualizado nos tempos de reforço curricular (tempos curriculares em sala de acolhimento - 1.º Ciclo).
 
EU GOSTO DE ESTUDAR
 
O projeto contempla uma forma flexível de organização de turma e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, nas disciplinas de Português e Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
 
Consultar documento na integra