Data Hora (inicial)
|
Data Hora (final)
|
Responsável
|
Finalidades do Projeto Educativo
|
AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
|
Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos
|
Descritores do Perfil dos Alunos
|
Público-alvo / Intervenientes
|
Recursos
|
Grau
|
2026-06-08 08:30 |
2026-06-12 17:00 |
DC de Línguas e Ciências Sociais e Humanas |
Promover o sucesso educativo de todos os alunos.
Promover a melhoria dos resultados escolares em todas as disciplinas.
Harmonizar a classificação média de cada disciplina com a média global das disciplinas da mesma turma.
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.
Incentivar a articulação do Agrupamento com o meio, potenciando os interesses comuns.
|
Exposição das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo |
“EMRC… que seca!” Quebra o mito! Vêm e vê!!! Projeto integrado na Semana Cultural da Escola |
B. Informação e Comunicação
C. Raciocínio e Resolução de Problemas
D. Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
E. Relacionamento Interpessoal
F. Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
J. Consciência e Domínio do Corpo
|
Todos os alunos, docentes e não-docentes, encarregados de educação |
Sala de aula disponível para a exposição de cartazes, fotos, clips das atividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo |
Grau 2 |
Articulação: Caso exista, identificar outro(s) órgão(s) que dinimizara(m) esta atividade
|
Sem Articulação
|
|
| 26 de novembro de 2025 | Visita de Estudo: | | João Miranda - AVALIAÇÃO: Por Realizar | ESTADO: Por finalizar
|
--------------------------------------
Data Hora (inicial)
|
Data Hora (final)
|
Responsável
|
Finalidades do Projeto Educativo
|
AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
|
Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos
|
Descritores do Perfil dos Alunos
|
Público-alvo / Intervenientes
|
Recursos
|
Grau
|
2026-05-07 08:30 |
2026-05-07 17:30 |
DC de Línguas e Ciências Sociais e Humanas |
Promover o sucesso educativo de todos os alunos.
Promover a melhoria dos resultados escolares em todas as disciplinas.
Harmonizar a classificação média de cada disciplina com a média global das disciplinas da mesma turma.
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.
Incentivar a articulação do Agrupamento com o meio, potenciando os interesses comuns.
|
Conhecimentos: Entendimento da paz interior como equilíbrio entre o pensar, o sentir e o agir; Reconhecimento da paz social como resultado da justiça, do respeito e do amor ao próximo; Conhecimento das mensagens evangélicas relacionadas com a paz (por exemplo, “Bem-aventurados os que promovem a paz”; Capacidades: Capacidade de refletir sobre o significado pessoal e espiritual da paz; Reconhecimento dos próprios comportamentos e atitudes que promovem ou dificultam a paz. Atitudes: Paz interior e serenidade; Respeito e tolerância; Solidariedade e reconciliação; Responsabilidade e testemunho |
ENCONTRO DE ALUNOS DE EMRC - CORUCHE |
B. Informação e Comunicação
C. Raciocínio e Resolução de Problemas
D. Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
E. Relacionamento Interpessoal
F. Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
G. Bem‐Estar, Saúde e Ambiente
H. Sensibilidade Estética e Artística
J. Consciência e Domínio do Corpo
|
Alunos inscritos na disciplina de EMRC do 2º e 3º ciclos. |
T-shirt personalizada Transporte do município. |
Grau 2 |
Articulação: Caso exista, identificar outro(s) órgão(s) que dinimizara(m) esta atividade
|
Sem Articulação
|
|
| 26 de novembro de 2025 | Visita de Estudo: | | João Miranda - AVALIAÇÃO: Por Realizar | ESTADO: Por finalizar
|
--------------------------------------
Data Hora (inicial)
|
Data Hora (final)
|
Responsável
|
Finalidades do Projeto Educativo
|
AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
|
Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos
|
Descritores do Perfil dos Alunos
|
Público-alvo / Intervenientes
|
Recursos
|
Grau
|
2026-03-26 08:30 |
2026-03-26 15:00 |
DC do Primeiro Ciclo do Ensino Básico |
Promover o sucesso educativo de todos os alunos.
|
|
Coudelaria de Alter do Chão |
B. Informação e Comunicação
|
Alunos do 1º Ciclo de Fronteira e Cabeço de Vide. |
|
Grau 1 |
Articulação: Caso exista, identificar outro(s) órgão(s) que dinimizara(m) esta atividade
|
Sem Articulação
|
|
| 26 de novembro de 2025 | Visita de Estudo: | | Vanda Bexiga - AVALIAÇÃO: | ESTADO: Por finalizar
|
--------------------------------------
Data Hora (inicial)
|
Data Hora (final)
|
Responsável
|
Finalidades do Projeto Educativo
|
AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
|
Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos
|
Descritores do Perfil dos Alunos
|
Público-alvo / Intervenientes
|
Recursos
|
Grau
|
2026-03-23 08:30 |
2026-03-27 17:30 |
DC de Línguas e Ciências Sociais e Humanas |
Promover o sucesso educativo de todos os alunos.
Promover a melhoria dos resultados escolares em todas as disciplinas.
Harmonizar a classificação média de cada disciplina com a média global das disciplinas da mesma turma.
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.
Incentivar a articulação do Agrupamento com o meio, potenciando os interesses comuns.
|
Relação entre pistas, enigmas e os conteúdos abordados; Cooperação e partilha de responsabilidades dentro do grupo; Escuta ativa e respeito pelas ideias dos colegas; Espírito de equipa e cooperação; Responsabilidade e respeito pelas regras; Perseverança e autoconfiança |
|
C. Raciocínio e Resolução de Problemas
D. Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
E. Relacionamento Interpessoal
F. Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
G. Bem‐Estar, Saúde e Ambiente
J. Consciência e Domínio do Corpo
|
Alunos inscritos na disciplina de EMRC 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. |
Elaboração de pistas relacionadas ao tema (enigmas; pergunta-resposta; símbolos, etc.) e mapas para descobrir o tesouro, no recinto da escola ou jardim; baú com material reciclado. |
Grau 2 |
Articulação: Caso exista, identificar outro(s) órgão(s) que dinimizara(m) esta atividade
|
Sem Articulação
|
|
| 26 de novembro de 2025 | Visita de Estudo: | | João Miranda - AVALIAÇÃO: Por Realizar | ESTADO: Por finalizar
|
--------------------------------------
Data Hora (inicial)
|
Data Hora (final)
|
Responsável
|
Finalidades do Projeto Educativo
|
AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
|
Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos
|
Descritores do Perfil dos Alunos
|
Público-alvo / Intervenientes
|
Recursos
|
Grau
|
2025-12-17 08:30 |
2025-12-17 13:15 |
Coordenação do Desporto Escolar |
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.
|
Proporcionar a prática de atividades físicas e promover o desporto e atividade física. |
Torneio Inter-Turmas Basquetebol. |
J. Consciência e Domínio do Corpo
|
Alunos do 2º e 3º ciclos. |
|
Grau 1 |
Articulação: Caso exista, identificar outro(s) órgão(s) que dinimizara(m) esta atividade
|
Coord da Educação para a Saúde em Meio Escolar
|
|
| 26 de novembro de 2025 | Visita de Estudo: | | Gonçalo Barradas - AVALIAÇÃO: Por Realizar | ESTADO: Por finalizar
|
--------------------------------------
Data Hora (inicial)
|
Data Hora (final)
|
Responsável
|
Finalidades do Projeto Educativo
|
AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
|
Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos
|
Descritores do Perfil dos Alunos
|
Público-alvo / Intervenientes
|
Recursos
|
Grau
|
2025-12-16 14:00 |
2025-12-16 15:00 |
DC de Educação Pré-escolar |
Promover o sucesso educativo de todos os alunos.
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.
Incentivar a articulação do Agrupamento com o meio, potenciando os interesses comuns.
|
Promover valores como a amizade, a solidariedade e a partilha. Promover o convívio entre a comunidade educativa. Reconhecer e valorizar o património natural e cultural - local, nacional... |
|
A. Linguagens e Textos
B. Informação e Comunicação
E. Relacionamento Interpessoal
F. Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
H. Sensibilidade Estética e Artística
|
Alunos da Educação Pré-escolar e do Primeiro Ciclo de Fronteira e Cabeço de Vide. |
Casa da Cultura e Recreio Assistentes operacionais |
Grau 1 |
Articulação: Caso exista, identificar outro(s) órgão(s) que dinimizara(m) esta atividade
|
DC do Primeiro Ciclo do Ensino Básico
|
|
| 26 de novembro de 2025 | Visita de Estudo: | | Maria Palmeiro - AVALIAÇÃO: | ESTADO:
|
--------------------------------------
Data Hora (inicial)
|
Data Hora (final)
|
Responsável
|
Finalidades do Projeto Educativo
|
AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
|
Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos
|
Descritores do Perfil dos Alunos
|
Público-alvo / Intervenientes
|
Recursos
|
Grau
|
2025-12-10 10:30 |
2025-12-10 12:00 |
DC do Primeiro Ciclo do Ensino Básico |
Promover o sucesso educativo de todos os alunos.
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.
|
Promover o gosto pela arte e pela expressão dramática. Proporcionar uma experiência cultural significativa no contexto da época natalícia. Estimular valores de solidariedade, amizade e partilha, associados ao espírito do Natal.
|
Teatro de Natal: O Mistério de Natal (Companhia de Teatro Pedagógico) |
A. Linguagens e Textos
B. Informação e Comunicação
E. Relacionamento Interpessoal
H. Sensibilidade Estética e Artística
|
Alunos da Educação Pré- Escolar; alunos de 1º e 2º ciclos |
Material de desgaste, Centro multiusos. |
Grau 2 |
Articulação: Caso exista, identificar outro(s) órgão(s) que dinimizara(m) esta atividade
|
Biblioteca Escolar
DC de Educação Pré-escolar
|
|
| 26 de novembro de 2025 | Visita de Estudo: | | Ana Taveira - AVALIAÇÃO: | ESTADO:
|
--------------------------------------
Data Hora (inicial)
|
Data Hora (final)
|
Responsável
|
Finalidades do Projeto Educativo
|
AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
|
Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos
|
Descritores do Perfil dos Alunos
|
Público-alvo / Intervenientes
|
Recursos
|
Grau
|
2025-12-04 08:30 |
2025-12-04 17:00 |
Biblioteca Escolar |
Promover o sucesso educativo de todos os alunos.
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.
Incentivar a articulação do Agrupamento com o meio, potenciando os interesses comuns.
|
Promover o livro, a leitura e a Biblioteca Escolar; Formar leitores competentes; Criar hábitos de leitura nos alunos. Fomentar a competição saudável |
Concurso Ser Leitor é Cool (Fase Escolar) |
A. Linguagens e Textos
B. Informação e Comunicação
F. Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
|
Alunos de 2º, 3º, 4º, 5º, 6º 7º e 8º anos. |
Fundo documental da Biblioteca Escolar, computadores, material de desgaste. |
Grau 2 |
Articulação: Caso exista, identificar outro(s) órgão(s) que dinimizara(m) esta atividade
|
Sem Articulação
|
|
| 26 de novembro de 2025 | Visita de Estudo: | | Ana Taveira - AVALIAÇÃO: | ESTADO:
|
--------------------------------------
Data Hora (inicial)
|
Data Hora (final)
|
Responsável
|
Finalidades do Projeto Educativo
|
AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
|
Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos
|
Descritores do Perfil dos Alunos
|
Público-alvo / Intervenientes
|
Recursos
|
Grau
|
2025-12-03 09:15 |
2025-12-03 13:15 |
Coordenação do Desporto Escolar |
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.
|
Proporcionar a prática de atividades físicas e promover o desporto e atividade física. |
Megasprint, megakm e Megasalto (Fase escolar). |
G. Bem‐Estar, Saúde e Ambiente
|
Alunos do 1º, 2º e 3º ciclo. |
|
Grau 1 |
Articulação: Caso exista, identificar outro(s) órgão(s) que dinimizara(m) esta atividade
|
Coord da Educação para a Saúde em Meio Escolar
|
|
| 26 de novembro de 2025 | Visita de Estudo: | | Gonçalo Barradas - AVALIAÇÃO: Por Realizar | ESTADO: Por finalizar
|
--------------------------------------
Data Hora (inicial)
|
Data Hora (final)
|
Responsável
|
Finalidades do Projeto Educativo
|
AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
|
Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos
|
Descritores do Perfil dos Alunos
|
Público-alvo / Intervenientes
|
Recursos
|
Grau
|
2025-12-03 09:00 |
2025-12-03 16:30 |
Coord. Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva |
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.
|
Promover a reflexão sobre a importância da inclusão e da acessibilidade. Sensibilizar a comunidade escolar para os direitos das pessoas com deficiência. Estimular a criatividade e o trabalho colaborativo entre alunos e professores.
|
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência |
E. Relacionamento Interpessoal
F. Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
H. Sensibilidade Estética e Artística
|
Alunos da Educação Pré - Escolar, 1º, 2º e 3º CEB Professores de Cidadania |
|
Grau 2 |
Articulação: Caso exista, identificar outro(s) órgão(s) que dinimizara(m) esta atividade
|
Biblioteca Escolar
Coordenação da Estratégia de Educação para a Cidadania
|
|
| 26 de novembro de 2025 | Visita de Estudo: | | Inês Gomes - AVALIAÇÃO: | ESTADO:
|
--------------------------------------