PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO
O Glossário “PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO” é o espaço onde é possível consultar os Projetos / Medidas Educativas implementadas no Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o Projeto / Medida "APRENDEMOS JUNTOS (DAC 7)"; o Projeto / Medida “CONSOLIDAR A MUDANÇA... APRENDER MATEMÁTICA (DAC M)”, o Projeto / Medida “CIENCIALIZA-TE - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS” e o Projeto / Medida “A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA”.
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CIENCIALIZA-TE IV | ||
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CIENCIALIZA-TE IV - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
1.º ciclo do ensino básico
O projeto “Ciencializa-te II” surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC 2014) onde vem referido que “uma das áreas onde o Agrupamento deve incidir prioritariamente os seus esforços para a melhoria é a utilização regular de metodologias de ensino ativas e experimentais, como ferramenta de aprendizagem”.
Este projeto pretende ir ao encontro, também, às finalidades do Projeto Educativo, tais como:
Pretende-se igualmente, criar novos hábitos de estudo e motivação no conjunto dos alunos, nomeadamente através da:
A promoção de atividades experimentais com base nas orientações do Currículo Nacional do Ensino Básico (2001), que apontam para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem relacionadas com várias temáticas será uma prioridade de modo a contribuir para uma educação global dos alunos.
Inicialmente abrangerá os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, reforçando a articulação entre ciclos e no futuro poderá alargar-se a outros ciclos de ensino.
![]() O projeto contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Estudo do Meio, com recurso a um sistema rotativo dos docentes do 1.º Ciclo pelas diferentes turmas.
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CONSOLIDAR A MUDANÇA... APRENDER MATEMÁTICA | ||
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DOMÍNIO DE AUTONOMIA CURRICULAR (DAC) CONSOLIDAR A MUDANÇA... APRENDER MATEMÁTICA (@TREVE-TE) “Consolidar a Mudança... Aprender Matemática (@treve-te)”, surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC 2014) “A implementação de estratégias concertadas entre os diferentes órgãos e estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados dos alunos” e do projeto “Projeto em Contexto de Mudança... Aprender Matemática”.
O domínio de autonomia curricular (DAC) tem como objetivo reformular e inovar estratégias que possibilitem aos docentes de Matemática do Agrupamento a melhoria do ensino prestado dentro e fora das salas de aula, sendo criado um elo de ligação entre a escola, a família e os parceiros da comunidade local.
Os docentes do Departamento de Matemática e Ciências Físicas e Naturais consideram que é importante continuar a promover estratégias de ensino e de aprendizagem, capazes de assegurar uma melhoria dos desempenhos dos alunos que evidenciam maiores dificuldades de aprendizagem, não esquecendo o apoio e o incentivo aos alunos que revelam bons desempenhos.
![]() O domínio de autonomia curricular (DAC) contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Matemática (5º, 6º e 7º anos), com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
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DOMÍNIO DE AUTONOMIA CURRICULAR (DAC7) | ||
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APRENDEMOS JUNTOS (DAC7) Áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular O projeto que agora se apresenta desafia todos a continuar um trabalho conjunto iniciado há alguns anos que, tendo sido difícil, tem sido reconhecido pela sua qualidade e excelência. O PAFC permite-nos continuar a experimentar novas metodologias e práticas, pois dá-nos a possibilidade de aprofundar a autonomia nesta matéria.
A grande novidade será a autonomia dada à escola para decidir sobre a fusão de disciplinas, realização de semanas temáticas, projetos interdisciplinares ou disciplinas semestrais. A flexibilização curricular é uma redefinição das aprendizagens essenciais.
![]() O projeto contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. Assim, promove-se esta medida nas disciplinas de: Português, Geografia, Ciências Naturais e Educação Visual (7.º Ano) com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
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AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA
Largo da Estação / 7460-103 Fronteira
Telefone: 245600130 / Telemóvel 1: 964386551 / Telemóvel 2: 964386560