Saturday, 16 October 2021, 3:57 AM
Site: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA
Course: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA (ORIENTADOR)
Glossary: PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO
A

A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA II

by João Polido - Sunday, 7 March 2021, 1:23 PM
 
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA II
 
No Agrupamento de Escolas de Fronteira, a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, será abordada tendo em consideração os seguintes pressupostos comuns, não obstante a existência de diversos ciclos de ensino:
    • Decorre de práticas sustentadas no tempo e não de meras intervenções pontuais.
    • Está integrada no currículo, nas atividades letivas e não-letivas, nas práticas diárias da vida escolar e sua articulação com a comunidade.
    • Assenta em práticas educativas que promovem a inclusão.
    • Apoia-se no desenvolvimento profissional contínuo dos e das docentes.
    • Envolve alunos e alunas em metodologias ativas e oferece oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
    • Está integrada nas políticas e práticas da escola democrática envolvendo toda a comunidade escolar.
    • Promove o bem-estar e a saúde individual e coletiva.
    • Envolve o trabalho em parceria com as famílias e as comunidades.
    • Está alinhada com as especificidades de alunos e as prioridades da comunidade educativa.
    • Apoia-se na monitorização e avaliação de forma a garantir efetividade e participação.
Essencialmente a abordagem da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento terá como objetivos:
    • Desenvolver competências pessoais e sociais.
    • Promover pensamento crítico.
    • Desenvolver competências de participação ativa.
    • Desenvolver conhecimentos em áreas não formais.
Na prossecução desses objetivos presume-se a possibilidade de criação de uma nova atitude face à escola, consubstanciada em modos diferentes de ser e estar que proporcionarão a formação de uma atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual, direitos humanos), bem como beneficiará o relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo) e o relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos).
 
CIDADANIA
 
O processo contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas da Educação para a Cidadania do Agrupamento. Assim, promove-se esta medida na disciplina de: Cidadania e Desenvolvimento (1.º ano); Cidadania e Desenvolvimento (2.º ano); Cidadania e Desenvolvimento (3.º ano); Educação para a Cidadania (4.º ano); Cidadania e Desenvolvimento (5.º ano); Cidadania e Desenvolvimento (6.º ano); Cidadania e Desenvolvimento (7.º ano); Cidadania e Desenvolvimento (8.º ano); Cidadania e Desenvolvimento (9.º ano).
 
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C

CIENCIALIZA-TE II

by João Polido - Sunday, 7 March 2021, 1:23 PM
 
CIENCIALIZA-TE II - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
1.º ciclo do ensino básico
 
O projeto “Ciencializa-te II” surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC 2014) onde vem referido que “uma das áreas onde o Agrupamento deve incidir prioritariamente os seus esforços para a melhoria é a utilização regular de metodologias de ensino ativas e experimentais, como ferramenta de aprendizagem”.
 
Este projeto pretende ir ao encontro, também, às finalidades do Projeto Educativo, tais como:
    • Promover a motivação e o sucesso escolar em todos os níveis de ensino;
    • Promover entre a escola sede e o respetivo polo um espírito de agrupamento;
    • Estimular a articulação intra e interciclos.
 
Pretende-se igualmente, criar novos hábitos de estudo e motivação no conjunto dos alunos, nomeadamente através da:
    • Criação de métodos de trabalho rigorosos e cooperativos;
    • Explicação científica de fenómenos naturais (dissolução, flutuação combustão e propriedades dos materiais…
    • Recolha, organização, tratamento e representação de dados das experiências realizadas;
    • Diversificação de atividades de acordo com os vários conteúdos programáticos.
 
A promoção de atividades experimentais com base nas orientações do Currículo Nacional do Ensino Básico (2001), que apontam para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem relacionadas com várias temáticas será uma prioridade de modo a contribuir para uma educação global dos alunos.
 
Inicialmente abrangerá os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, reforçando a articulação entre ciclos e no futuro poderá alargar-se a outros ciclos de ensino.
 
Ciencializa-te
 
O projeto contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Estudo do Meio, com recurso a um sistema rotativo dos docentes do 1.º Ciclo pelas diferentes turmas.
 
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CONSOLIDAR A MUDANÇA... APRENDER PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

by João Polido - Sunday, 7 March 2021, 1:24 PM
 

DOMÍNIO DE AUTONOMIA CURRICULAR (DAC)

CONSOLIDAR A MUDANÇA... APRENDER PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

“Consolidar a Mudança... Aprender Português e Matemática”, surge como consequência do relatório da avaliação externa do agrupamento (IGEC 2014) “A implementação de estratégias concertadas entre os diferentes órgãos e estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados dos alunos” e do projeto “Projeto em Contexto de Mudança... Aprender Português e Matemática”.
O domínio de autonomia curricular (DAC) tem como objetivo reformular e inovar estratégias que possibilitem aos docentes de Português e de Matemática do Agrupamento a melhoria do ensino prestado dentro e fora das salas de aula, sendo criado um elo de ligação entre a escola, a família e os parceiros da comunidade local. 
 
Os docentes dos Departamento de Línguas e Ciências Sociais e Humanas e Departamento de Matemática e Ciências Físicas e Naturais consideram que é importante continuar a promover estratégias de ensino e de aprendizagem, capazes de assegurar uma melhoria dos desempenhos dos alunos que evidenciam maiores dificuldades de aprendizagem, não esquecendo o apoio e o incentivo aos alunos que revelam bons desempenhos.
 
DAC M
 
O domínio de autonomia curricular (DAC) contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Português (5º e 6º anos) e Matemática (5º, 6º, 7º e 9º anos), com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
 
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D

DOMÍNIO DE AUTONOMIA CURRICULAR (DAC7)

by João Polido - Sunday, 7 March 2021, 1:25 PM
 

DOMÍNIO DE AUTONOMIA CURRICULAR (DAC7)

Áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular

O projeto que agora se apresenta desafia todos a continuar um trabalho conjunto iniciado há alguns anos que, tendo sido difícil, tem sido reconhecido pela sua qualidade e excelência. O PAFC permite-nos continuar a experimentar novas metodologias e práticas, pois dá-nos a possibilidade de aprofundar a autonomia nesta matéria.
 
A grande novidade será a autonomia dada à escola para decidir sobre a fusão de disciplinas, realização de semanas temáticas, projetos interdisciplinares ou disciplinas semestrais. A flexibilização curricular é uma redefinição das aprendizagens essenciais.
DAC7
 
O projeto contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. Assim, promove-se esta medida nas disciplinas de: Português, Geografia, Ciências Naturais e Educação Visual (7.º Ano) com recurso a horas de crédito ou a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
 
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E

EU GOSTO DE ESTUDAR…

by João Polido - Sunday, 7 March 2021, 1:25 PM
 

PROJETO “FRONTASE II”

EU GOSTO DE ESTUDAR…

O Projeto FRONTASE II nasce da necessidade premente de melhorar as competências dos alunos no domínio do estudo, servindo de complemento às aulas. Nesse sentido, projeta-se a criação de um espaço pedagógico livre e aberto aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico (Turma B), onde eles possam melhorar as aprendizagens e consolidar conhecimentos.
 
Assim, esta sala, pretende responder à seguinte medida:
    • Trabalho específico e adequado à consolidação de aprendizagens, organizado por grupos que usufruem de um ensino individualizado nos tempos de apoio ao estudo (tempos curriculares em sala à parte – 1º ciclo: Turma B).
 
FRONTASE
 
O projeto contempla uma forma flexível de organização de turma e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, nas disciplinas de Português e Matemática na Turma B do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
 
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O

O ENSINO DA MÚSICA E O SUCESSO EDUCATIVO

by João Polido - Sunday, 7 March 2021, 1:26 PM
 
PROJETO FRONTBAND
O ENSINO DA MÚSICA E O SUCESSO EDUCATIVO
1.º ciclo do ensino básico
 
O projeto “FrontBand” surge como consequência do relatório da avaliação interna do agrupamento (2014) onde vem referido que “uma das áreas onde o Agrupamento deve incidir os seus esforços passa pela promoção do desempenho escolar e formação pessoal e social dos alunos através da música”.
 
O projeto tem como objetivo reformular e inovar estratégias que possibilitem ao docente de Expressão / Educação Musical do agrupamento a melhoria do ensino prestado dentro e fora da sala de aula, sendo criado um elo de ligação entre a escola, a família e os parceiros da comunidade local. Pode-se, então, sustentar que o funcionamento em projeto, como modo de vida de um estabelecimento escolar, é favorável tanto às mudanças internas quanto à integração ativa das reformas do ensino.
 
A proposta do projeto no agrupamento assenta na transmissão dos conteúdos programáticos, auxiliado pela transversalidade do domínio da expressão artística e da música em concreto, da incrementação dos recursos informáticos e da educação lúdica como complemento de todo o processo ensino-aprendizagem.
 
FRONTBAND
 
O projeto contempla uma forma flexível de organização das turmas e constituiu uma das principais medidas do plano de ação estratégica do Agrupamento. Assim, manteve-se esta medida incluída do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na disciplina de Música, com recurso a horas remanescente de componente letiva a distribuir (a componente letiva de cada docente de carreira tem de estar completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência).
 
Considerando as limitações impostas pela distribuição da componente letiva disponível, foram atribuídos até dois tempos a Música para cada Grupo-turma do 1.º ciclo do ensino básico.
 
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