List view

        
 
Data
 
Responsável
 
Finalidades do Projeto Educativo
 
AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
 
Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos
 
Descritores do Perfil dos Alunos
 
Público-alvo / Intervenientes
 
Recursos
 
Grau

Data
Responsável
Finalidades do Projeto Educativo
AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos
Descritores do Perfil dos Alunos
Público-alvo / Intervenientes
Recursos
Grau
2021-09-17
Biblioteca Escolar
Promover o sucesso educativo de todos os alunos.
Promover a melhoria dos resultados escolares em todas as disciplinas.
  • Convidar as turmas, professores e comunidade educativa a ler 10 minutos por dia.

Projeto:

10 minutos a Ler

(Ao longo do ano)

 

A. Linguagens e Textos

Alunos e professores do 1º,2º e 3º CEB

Equipa BE

FD da BE

Grau 2
 

2021-09-21
Coordenação do Desporto Escolar
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.

Dia Europeu do Desporto na Escola.

Proporcionar a prática de atividades físicas e promover o desporto e atividade física.

E. Relacionamento Interpessoal
G. Bem‐Estar, Saúde e Ambiente
J. Consciência e Domínio do Corpo

Alunos do 1º, 2º  e 3º ciclos.

Materiais específicos: equipamento e cronómetro.

Grau 1
 

2021-10-01
Biblioteca Escolar
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.
  • Valorizar e preservar as histórias tradicionais de todo o mundo.
  • Despertar nos alunos o gosto pelo património cultural.
  • Despertar nos alunos o interesse e a motivação para o livro e para a leitura de histórias tradicionais.

 

Exposição (MIBE)

  • 'Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo'
A. Linguagens e Textos
B. Informação e Comunicação
H. Sensibilidade Estética e Artística

Alunos

Professores

Comunidade Escolar

Material de desgaste

Fundo Documental da BE e da BM

Grau 2
 

2021-10-07
Biblioteca Escolar
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.

Assegurar a leitura em relação estreita com a família.

  • Revelar curiosidade e emitir juízos valorativos face aos textos ouvidos.
  • Requisitar livros para leitura em família
  • (Re)contar histórias.

Leitura em Vai- e - Vem

Ao longo do ano

(Projeto A Ler+

Leitur@s na Fronteira)

A. Linguagens e Textos

Pré-Escolar

Equipa BE

FD da BE

Material de Desgaste

Grau 1
 

2021-10-08
Biblioteca Escolar
Promover o sucesso educativo de todos os alunos.
  • Destacar a importância das bibliotecas escolares na educação.
  • Promover o gosto pela leitura.
  • (Re)contar histórias.

MIBE

  • Contos Cá & Lá
A. Linguagens e Textos

Educação Pré- Escolar

1º CEB

FD da BE e BM

Grau 2
 

2021-10-08
Biblioteca Escolar
Promover o sucesso educativo de todos os alunos.
Incentivar a articulação do Agrupamento com o meio, potenciando os interesses comuns.
  • Adotar práticas pedagógicas inovadoras
  • Promover aprendizagens mais significativas
  • Construir e disponibilizar recursos educativos digitais

@treve-te + | Aprender Matemática

C. Raciocínio e Resolução de Problemas
I. Saber Científico, Técnico e Tecnológico

Alunos 2º e 3º CEB

Equipa BE

 

PC

Tablets

Quadro branco

Material de desgaste

Grau 2
 

2021-10-11
Biblioteca Escolar
Promover o sucesso educativo de todos os alunos.
  • Promover o livro e a Biblioteca Escolar.
  • Incentivar a leitura por prazer.
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade.
  • Promover o discurso oral com coerência.
  • Divulgar/ aconselhar livros.

Já Sei Ler

Ao longo do ano

(Projeto A Ler+

Leitur@s na Fronteira)

A. Linguagens e Textos

Equipa BE

Alunos 1º CEB

Professores 1º CEB

Material de desgaste

FD da BE

Alunos professores

Grau 2
 

2021-10-13
Teatro Escolar
Promover o sucesso educativo de todos os alunos.
Assegurar a permanência dos alunos na escola durante o seu percurso escolar.
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.
Incentivar a articulação do Agrupamento com o meio, potenciando os interesses comuns.
 Ler e interpretar textos;
Despertar o interesse por obras dramáticas de leitura obrigatória, nos vários ciclos;
A voz (colocação);
O corpo (consciencialização; expressividade…)
A postura (atitude) 
O teatro (trabalhar a emoção e os afetos)
Intensificar a comunicação, a responsabilidade e o trabalho colaborativo entre os elementos do grupo.
 
 
Exercícios de: concentração, descontração, ação, apresentação, cooperação, confiança, expressão…
Trabalho de encenação:
    - Ensaios de leitura,
    - Ensaios de marcação
    - Ensaios de repetição da marcação
    - Construção de personagens
    - Ensaios à italiana,
    - Ensaios gerais
 
 
A. Linguagens e Textos
C. Raciocínio e Resolução de Problemas
D. Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
E. Relacionamento Interpessoal
F. Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
G. Bem‐Estar, Saúde e Ambiente
H. Sensibilidade Estética e Artística
J. Consciência e Domínio do Corpo

Grupo de alunos 1º CEB, inscritos no S’EM FRONTEIRA’S infantojuvenil. 

Espaço Cénico
Técnico de som
Assistente de cena
Cenário
Guarda-roupa
Adereços
Maquilhagem
 
Transportes
 
Grau 2
 

2021-10-13
Teatro Escolar
Promover o sucesso educativo de todos os alunos.
Assegurar a permanência dos alunos na escola durante o seu percurso escolar.
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.
Incentivar a articulação do Agrupamento com o meio, potenciando os interesses comuns.

Ler e interpretar textos;

- Despertar o interesse por obras dramáticas de leitura obrigatória, nos vários ciclos;

- A voz (colocação);

- O corpo (consciencialização; expressividade…)

- A postura (atitude)

- O teatro (trabalhar a emoção e os afetos)

- Intensificar a comunicação, a responsabilidade e o trabalho colaborativo entre os elementos do grupo.

Exercícios de: concentração, descontração, ação, apresentação, cooperação, de confiança, de expressão…

Trabalho de encenação:

     - Ensaios de leitura,

    - Ensaios de marcação

    - Ensaios de repetição da marcação

    - Construção de personagens

    - Ensaios à italiana,

    - Ensaios gerais

A. Linguagens e Textos
C. Raciocínio e Resolução de Problemas
D. Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
E. Relacionamento Interpessoal
F. Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
G. Bem‐Estar, Saúde e Ambiente
H. Sensibilidade Estética e Artística
J. Consciência e Domínio do Corpo

Grupo de alunos 2º CEB, inscritos no S’EM FRONTEIRA’S infantojuvenil

Espaço Cénico

Técnico de som

Assistente de cena

Cenário

Guarda-roupa

Adereços

Maquilhagem

 

Transporte

Grau 2
 

2021-10-14
Biblioteca Escolar
Estimular atitudes e comportamentos de respeito, responsabilidade e participação.
  • Desenvolver a expressão individual e estimular a criatividade e a criação individual.
  • Promover experiências de aprendizagem, abordando diferentes meios de expressão.
  • Desenvolver aptidões manuais e técnicas.

 

Ateliê de Expressões plástica e dramática

A. Linguagens e Textos
H. Sensibilidade Estética e Artística

Educação Pré-Escolar

1º CEB

Alunos

Materiais de desgaste

Livros de Histórias tradicionais

Grau 2