Lista de tópicos

  • BIBLIOTECA ESCOLAR

    Biblioteca

  • Nicomendes - O Careca

    • Nicomedes: O Careca
      de Pinto & Chinto
       
      Nicomendes
      SOBRE O LIVRO
      SINOPSE
      Plano Nacional de Leitura
      Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a Educação para a Cidadania na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.
      Nicomedes não encontra nenhuma solução perfeita para a sua calvice prematura. A cada alternativa para voltar a ostentar a sua abundante cabeleira, sucede-se um inesperado e incómodo inconveniente, cada um mais surrealista que o anterior, que o deixa novamente calvo: desde um cabeleireiro que lhe aparece na cabeça e lhe corta a cabeleira a uma velhinha que dela se aproveita para tricotar… Mas felizmente, e antes de eventualmente perder a paciência - e a cabeça -, ocorre-lhe uma ideia muitrática.
  • A flor vai ver o mar

    • A Flor vai Ver o Mar
      de Alves Redol
       
      A Flor vai Ver o Mar
      SOBRE O LIVRO
      SINOPSE
      Plano Nacional de Leitura
      Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
      Alves Redol (1911-1969) foi um dos nomes cimeiros da literatura portuguesa do século XX. Os quatro livros que têm por personagem central Flor-Maria Flor foram originalmente publicados em finais da década de 60. Regressam agora ao convívio dos leitores mais jovens, ilustrados pelo talento de José Miguel Ribeiro.
  • A Casa da Mosca Fosca

    A Casa da Mosca Fosca

    Eva Mejuto

    A casa da mosca fosca

    SOBRE O LIVRO

    SINOPSE

    Plano Nacional de Leitura

    Livro recomendado para o 2ºano, destinado a leitura autónoma

    "A casa da mosca fosca" é uma adaptação realizada a partir de um conto popular russo recuperado por Alexander Afanásiev. As diferentes personagens introduzem os leitores num atraente jogo de números e tamanhos, rimas, repetições e ritmos, que são elementos próprios da tradição oral. Trata-se de um conto acumulativo que apresenta uma galeria de personagens que convidam ao jogo fonético. O ilustrador Sérgio Mora cria animais delirantes, com personalidade própria, repletos de humor e expressividade, utilizando cores "explosivas, quase fluorescentes". Um conto para ler e contar, que cresce em intensidade a cada página até culminar num final surpreendente.

  • Os Ovos Misteriosos

    • Os ovos misteriosos

      Luísa Ducla Soares

      (História contada por Ana Rosa Barradas)

      SOBRE O LIVRO

      SINOPSE

      Plano Nacional de Leitura

      Livro recomendado para o 1.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

       

      Esta história fala-nos de uma galinha que punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto. Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada.

       

    • Estou com Soluços

      David Pintor

       

       

       

      (História contada por alunos)

       

      SOBRE O LIVRO

      SINOPSE

       

      Livro recomendado até aos seis anos de idade.

       

      O Gato desta história está com soluços e não sabe como resolver o problema. Decide perguntar aos seus amigos se o podem ajudar. O que deve ele fazer para terminar com os soluços? Todos dão ideias, mas será que alguma vai resultar.

       

    • Ó Mãããeee!

      Illan Brenman

       

       

      (História contada poralunos)

       

      SOBRE O LIVRO

      SINOPSE

      Livro recomendado até aos seis anos de idade.

       

      Ó Mãããeee! Ó Mãããeee! A mãe estava tão cansada que os filhos a chamassem por tudo e por nada, que resolveu arranjar uma forma de os fazer parar. Queres descobrir o que aconteceu? Então é só começares a ler!

       

  • Coordenação BE

    • Ícone de Pasta
    • Ícone de Pasta
    • Ana Maria Galveia Taveira (1CEB)