Os planos de estudo do ensino básico e do ensino secundário preveem que as escolas organizem atividades de complemento curricular as quais visam completar o programa educativo constante das atividades letivas, são constituídas em resultado da auscultação dos interesses dos alunos e são ministradas através de métodos informais. Por outro lado, a avaliação da participação e do desempenho dos alunos nestas atividades é informal e não contribui para a classificação dos alunos.

Para além disso, ao desenvolver as atividades de complemento curricular, procuramos contribuir para o complemento cultural, artístico e desportivo dos alunos, para a sua inserção na Escola e para uma maior integração da Escola na comunidade.

As atividades de complemento curricular podem ter carácter estrutural ou conjuntural. As atividades de complemento curricular de carácter estrutural organizam-se em clubes. As atividades de complemento curricular de carácter conjuntural organizam-se no quadro de projetos e no quadro de atividades de interação, de acordo com o plano de atividades do Agrupamento.

Os clubes / projetos / atividades de interação escolares, além de serem espaços onde os alunos podem aprender coisas diferentes de uma forma divertida e agradável, são uma forma de conviver e conhecer colegas da escola de anos diferentes e, por vezes, professores que não são da turma. Os clubes / projetos / atividades de interação escolares podem ajudar ainda os alunos novos na sua integração na comunidade escolar.