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      Documentos Estruturantes

      O Glossário “DOCUMENTOS ESTRUTURANTES” é o espaço onde é possível consultar os documentos elementares / complementares na autonomia do Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o PROJETO EDUCATIVO, o REGULAMENTO INTERNO, o PLANO ANUAL DE ATIVIDADES e o Relatório referente à “AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS - IGEC”.

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      PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

      O Glossário “PLANOS / MEDIDAS EM DESENVOLVIMENTO” é o espaço onde é possível consultar os Planos / Medidas Educativas implementadas no Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o Plano / Medida  "APRENDEMOS JUNTOS (PAC7)", o Plano / Medida  “APRENDER MATEMÁTICA”, o Plano / Medida  “APRENDER PORTUGUÊS”, o Plano / Medida “CIENCIALIZA-TE - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS” e o Plano / Medida “A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA”.

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      PLANOS COMPLEMENTARES

      O Glossário “PLANOS COMPLEMENTARES” é o espaço onde é possível consultar os Planos Externos Complementares aos Planos / Medidas Educativas implementadas no Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o "PLANO 23|24: ESCOLA+", o “PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA (PADDE)” e o "PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL E COMUNITÁRIO (PDPSC)".

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      PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

      No Glossário "AVALIAÇÃO INTERNA" os resultados escolares apresentados são um ponto de partida para uma reflexão e análise do trabalho desenvolvido, visando compilar e sistematizar os dados disponíveis nos diferentes ciclos de ensino, bem como estabelecer comparações com os dados recolhidos em anos letivos transatos.

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      SVP

      O Glossário "SUPERVISÃO PEDAGÓGICA" apresenta esta medida numa perspetiva de escola, enquanto comunidade aprendente, visa o acompanhamento, a dinamização e desenvolvimento qualitativo da escola e de todos os que nela trabalham, através da interação de aprendizagens individuais e coletivas, permitindo criar espaços e oportunidades para a construção do conhecimento e partilha de experiências.
      Nesta base pretende-se que cada docente partilhe boas práticas e realize reuniões de reflexão, contribuindo, desta forma, para a divulgação do trabalho colaborativo efetivado no Agrupamento..

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      PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

      O Glossário AUTOAVALIAÇÃO” é o espaço onde é possível conhecer os procedimentos implementados pela Equipa de Autoavaliação na monitorização das práticas educativas no Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o PLANEAMENTO ESTRATÉGICO, o PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA (PAM – Inicial – Intermédio - Final) e o RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INTERNA.

Notícias gerais e anúncios

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 2023 - 2024

by João Polido -

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA
Ano Letivo 2023 – 2024

 

  • GR 250: Educação Musical (2023.09.11)
  • GR 290: Educação Moral e Religiosa Católica (2023.09.11)
  • GR 350: Espanhol (2023.09.11)
  • GR 500: Matemática (2023.09.11) / (2023.09.29)
  • GR 550: Informática (2023.09.11)
  • TÉCNICO ESPECIALIZADO: Psicologia (2023.09.28)
  • TÉCNICO ESPECIALIZADO: Terapia da Fala (2023.10.16)
  • TÉCNICO ESPECIALIZADO: Psicomotricidade (2023.11.23)

COMPUTADORES "ESCOLA DIGITAL" – DESBLOQUEIO DO SISTEMA CUCO

by Administrador Sistema -
Computadores “Escola Digital” – Desbloqueio do Sistema CUCo
Alunos / Docentes / Encarregados de Educação
 
Alguns PC's ao terem sido revertidos para o sistema de fábrica, passaram a apresentar um bloqueio de proteção CUCO ao iniciar (ecrã azul).
Para ultrapassar tal questão técnica enviamos, em anexo, um documento com instruções práticas.
 
Agradecemos a compreensão para a situação, à qual somos completamente alheios.

PROGRAMA ESCOLA DIGITAL

by João Polido -
AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
PROJETO "ESCOLA DIGITAL"
 
Para cumprimento do Programa do XXII Governo Constitucional, e com vista a alcançar a meta da “Universalização da Escola Digital”, o Ministério da Educação implementará, a partir do corrente ano letivo, medidas que permitirão incrementar esta estratégia, faseadamente.
 
O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.
 
A nível infraestrutural, as escolas públicas serão dotadas de computadores, conetividade e licenças de software, que começam a chegar às escolas públicas de forma progressiva.
Num primeiro momento será dada particular atenção aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar, iniciando-se com os alunos do escalão A e B que frequentam o ensino básico, priorizando aqueles que não têm acesso a equipamentos eletrónicos em casa.
 
A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) é a entidade responsável pelo fornecimento dos equipamentos ao Agrupamentos de Escolas de Fronteira (AEF) que, por sua vez, ficam encarregues de ceder aos alunos o direito de utilização temporária e gratuita de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, no âmbito da execução da medida «Universalização da Escola Digital», na qualidade de comodatários.
 
Este processo requer a entrega do equipamento na sede do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Escola Básica Frei Manuel Cardoso), a assinatura de um Acordo de Cooperação sobre a utilização de equipamentos informáticos, entre os respetivos AE/ENA e a SGEC, bem como a assinatura de um Auto de Entrega pelo Encarregado de Educação do aluno a quem for cedido o kit.
 
Cada kit é composto por um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM, que garante a conetividade a partir de qualquer ponto do país (pressupondo uma utilização responsável de dados móveis). Foram definidos três tipos de computador: 1) 1º ciclo do ensino básico; 2) 2º e 3º ciclos do ensino básico; e 3) ensino secundário. Os tipos de equipamentos foram ajustados às necessidades de utilização expectável de cada nível educativo em contexto de aprendizagem.
 
O Agrupamento de Escolas de Fronteira solicita a devolução de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, nas seguintes situações:
    1. Quando os alunos tenham completado o ciclo ou nível de ensino a que se destinam os equipamentos a fornecer ou a escolaridade obrigatória;
    2. Nas situações de transferências de alunos para outro AE/EnA distinto do 2.º outorgante;
    3. Em caso de aplicação de medidas disciplinares sancionatórias aos alunos que determinem a «transferência de escola» ou a «expulsão da escola».
Nos casos previstos no número anterior, a devolução dos equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos pelo EE ou pelo aluno deve ocorrer através da entrega dos mesmos nas instalações da sede do AE/EnA no prazo máximo de uma semana, após a verificação dos factos aí descritos.
 
O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se a zelar pela conservação dos bens e equipamentos que lhe são cedidos por comodato (empréstimo), devendo restituí-los no fim do período indicado nos pontos anteriores nas condições que resultam de um uso responsável e prudente, sob pena do acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos.
 
O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se, ainda, a suportar todas as despesas devidas pela recuperação dos bens ou equipamentos sempre que os danos advenham de mau uso ou negligência na sua conservação.
 
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Espaço reservado aos Membros da Equipa da Direção do Agrupamento de Escolas de Fronteira

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Espaço reservado aos Membros do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Fronteira

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Espaço reservado ao Coordenador da Equipa de Autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Fronteira

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Espaço reservado aos Membros da Equipa do Domínio de Autonomia Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira

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Espaço reservado aos Membros da Equipa do Domínio de Autonomia Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> IMPLEMENTAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado aos Membros da Equipa do Domínio de Autonomia Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira

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Espaço reservado aos Membros do Projeto de Ciências Experimentais do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> IMPLEMENTAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado ao Professor Tutor do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Apoio Tutorial Específico).

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Espaço reservado ao Terapeuta da Fala do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Apoio em Terapia da Fala).

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Espaço reservado ao Professor Tutor do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Programa de Mentoria).

(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])

O ESPAÇO ALUNO E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO é o sítio destinado aos alunos, pais e encarregados de educação da Instituição, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderá consulta Turmas, Horários Escolares, Planificações Anuais, Critérios de Avaliação e ainda, colocar Dúvidas e Sugestões.

O ESPAÇO PROFESSOR é o sítio destinado aos alunos, pais e encarregados de educação da Instituição, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderá consulta Turmas, Horários Escolares, Planificações Anuais, Critérios de Avaliação e ainda, colocar Dúvidas e Sugestões.

O ESPAÇO PESSOAL NÃO DOCENTE é o sítio destinado aos funcionários e comunidade educativa, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderão ainda, colocar Dúvidas e Sugestões.

Espaço Biblioteca Escolar

(ESPAÇO ABERTO A VISITANTES)